Notícias Notícias

Voltar

Huap desenvolve aplicativo que facilita o acesso à prevenção e tratamento de infecções hospitalares

tecnologia

Huap desenvolve aplicativo que facilita o acesso à prevenção e tratamento de infecções hospitalares

Já baixou nosso aplicativo?

A Comissão de Controle de Infecções Hospitalares do Huap desenvolveu um aplicativo com o objetivo de facilitar o acesso às recomendações da Comissão de Controle de Infecção do Huap (CCIH-Huap). As recomendações foram baseadas no perfil microbiológico e epidemiológicos do Huap, otimizando a tomada de decisões à beira do leito.

O app desenvolvido pela médica infectologista Maria Cristina Ferguson Guedes Pinto  e pela médica infectologista Jaqueline Abel , oferece acesso às rotina de prevenção e tratamento de infecções, orientações para antibioticoprofilaxia cirúrgica, informações sobre  diluições e doses de antimicrobianos. O aplicativo está disponível no Sistema Android,  podendo no Sistema IOS salvar na tela de início.
 

 CCIH

A Comissão de Controle de Infecções Hospitalares do Huap atua com foco em aumentar os cuidados com a segurança do paciente, dos visitantes e dos profissionais de saúde,  desenvolvendo um conjunto de ações, com a intenção de reduzir ao máximo possível a incidência e a gravidade das infecções hospitalares.
O serviço é responsável pela implantação de ações de biossegurança, adotando normas e procedimentos seguros para a saúde dos pacientes, dos acompanhantes, bem como dos profissionais.
Uma das medidas de prevenção mais simples e importante é a correta higienização das mãos. Eficaz na prevenção de infecções é um princípio básico de higiene, o qual deve ser praticado por todos.
O sucesso no combate às infecções hospitalares depende da dedicação diária de todos os que frequentam centros de cuidados de saúde, em geral, e dos profissionais que lá atuam, em particular.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2016, o Huap-UFF é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.