Notícias Notícias

Voltar

Enfermarias do Huap oferecem maior conforto aos pacientes e funcionários

melhorias

Enfermarias do Huap oferecem maior conforto aos pacientes e funcionários

Uma das mais recentes conquistas do Hospital Universitário Antonio Pedro é a entrega da obra de revitalização das enfermarias e dos descansos das equipes de enfermagem do Huap, que contemplam o 4º, 5º, 6º e 7º andar do hospital e irá beneficiar alunos, residentes, profissionais de saúde e principalmente o usuário SUS.

As reivindicações foram solicitadas pela Divisão de Enfermagem que após um estudo realizado pela Gerência de Projetos e Obras (GPO) identificou a necessidade de revitalização dos espaços proporcionando conforto aos usuários e as equipes que atuam nesses ambientes.  

Compreendendo a urgência da obra o superintendente do Huap, Tarcisio Rivello concentrou esforços e recebeu total apoio e aporte financeiro por meio da reitoria através do reito da UFF, Sidney Mello e do vice-reitor, Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega.

O projeto-piloto de revitalização e climatização das enfermarias teve início no 4º andar, onde fica localizada a enfermaria de hematologia. O local atende principalmente pacientes com câncer hematológico, incluindo a leucemia, o linfoma e o meloma.

O superintendente do Huap, Tarcisio Rivello agradeceu ao apoio do reitor e do vice-reitor da UFF pelo apoio e esforços para a realização da obra e a execução feita pela Gerência de Projetos e Obras juntamente com a equipe de manutenção e da Divisão Administrativa.

O reitor da UFF, Sidney Mello destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido no Huap e a importância dessas melhorias que foram realizadas nas enfermarias por se tratar de uma reivindicação antiga e que através de recurso da reitoria foi possível ser concretizado.

O vice-reitor Antonio Claudio Nóbrega afirmou que além da questão do conforto dos pacientes e dos profissionais de saúde, essas intervenções contribuem para o processo de evolução do paciente por estar numa ambiente mais adequado para o tratamento.

 

Revitalização e Climatização

O engenheiro do GPO, Julio Rogério explica que foi realizada a recuperação dos banheiros, portas, revestimentos, instalação elétrica e hidráulica. Nos boxes e circulações foi feita a repintura geral, revisão das instalações elétricas, substituição da iluminação por lâmpada de led, que reduz o consumo, melhora o nível de iluminação e reduz a necessidade da troca de lâmpadas. Também foi providenciado o reparo de portas, balcões e bancadas, substituição de torneiras e cubas, além de pintura do mobiliário de ferro nos repousos da enfermagem.

Ao todo foram instalados 34 aparelhos de ar condicionado com a capacidade de 21 mil btus cada, com controle remoto em número suficiente para manter o clima adequado em todas as áreas e postos de enfermagem. A instalação de cortina de ar nas entradas dos corredores do box, impede que o ar disperse. Todas as enfermarias atualmente são abastecidas por geradores em caso de falta de energia.  

As melhorias realizadas foram perceptíveis entre a equipe de enfermagem que destaca o conforto e privacidade encontrados no local. “Saímos de um puxadinho e viemos para uma cobertura”, comenta a enfermeira Irli Tomazinho.

De acordo com a chefe da Divisão de Enfermagem do Huap, Fabiana Braga, a obra favorece o atendimento aos usuários, climatizando o ambiente, que principalmente durante o verão fica prejudicado pelas altas temperaturas. Além disso, a equipe multiprofissional de saúde ganha um espaço de convivência mais confortável.

 “É extremamente gratificante saber que a gestão atual entendeu a necessidade dessas melhorias tendo como resultado a ampliação para todo o hospital. A partir dessas melhorias, o Huap tem grande possibilidade de ofertar o melhor serviço de hematologia do estado do Rio de Janeiro e ser um hospital modelo de atendimento, gestão e eficiência dentro da rede SUS”, conclui o médico Fabio Nucci.
Para a enfermeira Joviria Padilha as melhorias no descanso da equipe de enfermagem como banheiro com chuveiro e vaso sanitário privativo e armários novos é fundamental principalmente para que trabalha 24 horas.  “Sem dúvida foi um ganho para a equipe e nos deu mais dignidade”, afirma a enfermeira.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2016, o Hospital Universitário Antonio Pedro faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.