Notícias Notícias

Voltar

Campanha incentiva a doação de cabelo para mulheres com câncer

trote cultural

Campanha incentiva a doação de cabelo para mulheres com câncer

A campanha de doação de cabelo “Amor em cada Fio” acontece no dia 21 de março, no Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), em Niterói. As pessoas interessadas poderão cortar o cabelo que tenha mais de 15 cm e doar para a confecção de perucas para pacientes submetidos à quimioterapia contra o câncer.

A ação foi organizada pela Liga Acadêmica de Medicina da UFF e Trote Cultural em parceria com a Associação de Amigos da Mama (Adama), uma ONG criada em 1996, voltada para mulheres com câncer de mama, e o Espaço Juliana Paes, que fará o corte de cabelo. Podem participar da campanha homens, mulheres e crianças com a doação de, no mínimo, 15 cm de cabelo. A ideia é incentivar a sociedade e os alunos a cortarem o cabelo para doá-lo a pacientes que passam por tratamento quimioterápico, com o objetivo de trabalhar a saúde, sobretudo a autoestima das mulheres.

A ação também irá receber doações de leite em pó e suplementos (NUTREM ACTIVE e SUSTAGEN) que serão encaminhadas a Comissão de Aids através da Associação de Colaboradores do Hospital Universitário Antonio Pedro ( Achuap )  e à Unidade de Atendimento Oncológico do Huap. Durante o evento serão feitas orientações sobre "Prevenção e cuidados na saúde da mulher", abordando assuntos como: Doenças sexualmente transmissíveis, prevenção de câncer de mama, cólo e pele e direitos sociais.

A ação acontece no dia 21 de março, das 9h às 17h30, no Huap, Rua Marquês de Paraná, 303, 2º andar – Faculdade de Medicina.

Projeto trote cultural

O Projeto Trote Cultural UFF foi criado há 17 anos na Universidade Federal Fluminense com a finalidade de receber os novos universitários com atividades socioculturais. Implantado em 2001 com a proposta de se tornar uma alternativa ao trote tradicional, o projeto incentiva o respeito à vida, à pessoa e ao meio ambiente. O trabalho conta com a participação de veteranos e dos calouros que ingressam nos diversos cursos de graduação. As atividades são propostas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelos Diretórios Acadêmicos (DAs) e realizadas no início de cada período letivo.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2016, o Huap-UFF faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.