Notícias Notícias

Voltar

Huap eleva estimativa de 612 mil exames a novo recorde

PRODUÇÃO

Huap eleva estimativa de 612 mil exames a novo recorde

Número de internações em 2018 deverá ser o maior dos últimos nove anos

Com a marca de 612 mil exames estimados até o final do ano, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap/Ebserh) alcança o maior número de procedimentos com finalidade diagnóstica realizados de sua história. A marca poderá ser a maior da instituição desde o ano de 2008, quando realizou 604.245 exames, segundo o DataSUS, o banco de dados do Sistema Único de Saúde. Outro procedimento em franco crescimento é o quantitativo de internação hospitalar, com a expectativa de 6.240 internações clínicas e cirúrgicas até o final de 2018, podendo superar o índice de 2009, quando realizou 6.026 internações de usuários do SUS.

O aumento de 20% do número de internações de alta complexidade, como: cirurgias vasculares, neurocirurgias e oncológicas realizadas entre janeiro e julho de 2018, em comparação ao mesmo período do ano passado, deve-se à abertura de novos leitos, a melhoria da gestão organizacional, sobretudo com o ingresso de novos profissionais no hospital. O Superintendente do Huap, Prof. Tarcisio Rivello, explica essa evolução “a criação de cargos de gestão que antes da Ebserh não existia no hospital, além dos novos funcionários que se incorporaram ao quadro, por meio de concurso público da Ebserh, tais fatores foram fundamentais para entrarmos em um novo patamar de produtividade”, declara o Superintendente.

Outro aspecto decisório para o aumento da produtividade hospitalar e consequente melhoria dos serviços prestados à população foi a criação de uma nova gestão administrativa para um melhor controle de dados.  “A melhoria no pré-faturamento e a luta interna constante pelo combate ao sub-registro propiciaram que o dado quantitativo, do número de procedimentos realizados no hospital, alcançasse uma média mais aproximada da sua real produção”, destaca Rivello.

Por último, e não menos importante, está o número crescente de transplantes de rim e de córnea (doadores falecidos) no hospital universitário, em Niterói. No ano de 2017, foram feitos 31 transplantes. Até meados deste ano, já haviam sido realizados 29 transplantes, de acordo com o banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2016, o Huap-UFF é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
 
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Unidade de Comunicação Social (UCS)