Hospital Universitário de Brasília - HUB

Universidade de Brasília - UNB

Em Destaque:

Ouvidoria Ouvidoria

Apresentação Apresentação

Ouvidoria - Apresentação

Bem-vindo! A Ouvidoria do Hospital Universitário de Brasília tem prazer em recebê-lo. Conte conosco!

Como acessar a Ouvidoria e o Serviço de Informação ao Cidadão do Hospital Universitário de Brasília

Registre aqui sua manifestação.

Acompanhe aqui sua manifestação.

Contatos
(61) 2028.5564
(61) 2028.5045

Email
ouvidoria.hub@ebserh.gov.br

Endereço para correspondência
SGAN 605, Av. L2 Norte, Brasília (DF)
CEP: 70.840-901

Site
http://hub.ebserh.gov.br

Ouvidor/Autoridade de Monitoramento SIC
Paulo Rodrigo Ribeiro Guimarães

Assistentes administrativas
Ana Caroline Costa Lopes

Viviane Mendes Lacerda Torres

Você sabe o que faz uma Ouvidoria?
A Ouvidoria Pública é a unidade responsável pela promoção da interlocução do órgão estatal com o cidadão. Ela é responsável por receber, analisar, encaminhar e responder ao cidadão as suas demandas; fortalecer a cidadania e a participação popular e garantir à sociedade o direito de aceso à informação.

A ouvidoria deve funcionar como agente promotor de mudanças, favorecendo uma gestão flexível, voltada para a satisfação das necessidades do cidadão, e garantindo uma prestação de serviços públicos de qualidade, de forma a preservar direitos.

Desta forma, a ouvidoria é importante colaboradora para a gestão dos serviços públicos, na medida em que informa ao dirigente a existência de dificuldades cotidianas. Com essa atuação, a ouvidoria pode motivar mudanças estruturais significativas para a melhoria da qualidade do atendimento.

Ouvidoria e SIC atuam da mesma forma?
Não. O Serviço de Informação ao Cidadão (LAI), criado pela Lei 12.527/2011, existe para que o usuário tenha acesso amplo à informação. A regra agora é o acesso, o sigilo é exceção. Já na ouvidoria, o cidadão encontrará respostas sobre questões que estão impactando na qualidade do atendimento que está recebendo.

Ouvidoria HUB
Nos hospitais universitários sob contrato de gestão com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Eberh), o titular da ouvidoria é nomeado pelo Superintendente e tem a atribuição de cuidar dos procedimentos internos da Ouvidoria, acolher as manifestações que lhe forem dirigidas por qualquer meio de comunicação e proporcionar o atendimento aos interessados.

A ouvidoria dos HU é um órgão de comunicação com Dirigentes, Corpo Docente e Discente, Pesquisadores, Professores e Alunos, Prestadores de Serviços, Fornecedores, servidores, empregados e, claro, os cidadãos.

Regimentalmente, entre suas atribuições, cabe destacar as seguintes:

1. Receber as manifestações apresentadas pelos interessados, pacientes ou funcionários, tratando com absoluta confidencialidade as informações, dando-lhes o devido encaminhamento, mesmo aquelas sem identificação, caso as razões do anonimato sejam consideradas justificáveis;

2. Rejeitar e determinar o arquivamento de manifestações improcedentes;

3. Atender o manifestante com cortesia e respeito, sem discriminação ou pré-julgamento, dando-lhe resposta à questão apresentada, no menor prazo possível e com objetividade;

4. Agir com integridade, transparência, imparcialidade e justiça resguardando o sigilo das informações;

5. Encaminhar à área de gestão de pessoas da unidade, os empregados e servidores que desejam tratar de assuntos de natureza trabalhista, seja de interesse individual ou coletivo.

Conte conosco!

Ouvidoria do Hospital Universitário de Brasília
Universidade de Brasília
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares