Hospital Universitário de Brasília - HUB

Universidade de Brasília - UNB

Farmácia escola Farmácia escola

Medicamentos Medicamentos

Voltar

Tuberculose

Tuberculose

ESTREPTOMICINA 1G PÓ SOLUÇÃO INJETÁVEL
ETAMBUTOL 400MG COMPRIMIDO
ETIONIAMIDA 400MG 
ISONIAZIDA+RIFAMPICINA 75MG+150 MG COMPRIMIDO
ISONIAZIDA 100MG COMPRIMIDO
PIRAZINAMIDA 30MG/ML 150ML SUSPENSÃO ORAL
PIRAZINAMIDA 500MG COMPRIMIDO
RIFAMPICINA 20MG/ML SOLUÇÃO ORAL FRASCO 50ML
RIFAMPICINA 300MG COMPRIMIDO
RIFAMPICINA150MG+ISONIAZIDA75MG+PIRAZINAMIDA400MG+ETAMBUTOL275MG(COXCIP-4) COMPRIMIDO

Atenção: o atendimento é para pacientes de todo o DF. As receitas emitidas no HUB devem apresentar o carimbo do programa de Tuberculose.
 
Orientações
O tratamento dura, em geral, seis meses. Cerca de 15 dias depois de iniciado o tratamento os sintomas desaparecem, mas não deixe de usar seus medicamentos diariamente. O uso irregular dos medicamentos pode causar falha no tratamento e resistência da bactéria causadora da tuberculose. Não interrompa o tratamento sem antes procurar o serviço de saúde. Informe sempre ao seu médico os efeitos colaterais, se estiver grávida ou se planeja engravidar.
 
  • Rifampicina: modifica o metabolismo de anticoncepcionais orais, podendo fazer com que eles não funcionem. Sempre conte para seu médico ou farmacêutico que está fazendo o uso de anticoncepcionais e sobre o uso de outros medicamentos quando rifampicina lhe for receitada.
  • Isoniazida: sempre tome em jejum, com intervalo de ao menos uma hora dos alimentos (a não ser que orientações diretas sejam feitas de outra maneira). Procure o serviço de saúde em caso de fadiga ou desconforto abdominal intenso, dor intensa de mãos e pernas e febre alta por mais de três dias. 
  • Pirazinamida: procure o serviço de saúde em caso de urina escurecida e febre alta juntamente com coloração amarelada da pele. 
  • Etambutol: informe imediatamente seu médico em caso de piora da visão.