Hospital Universitário de Brasília - HUB

Universidade de Brasília - UNB

Farmácia escola Farmácia escola

Medicamentos Medicamentos

Voltar

Talidomida

Talidomida

Atenção: o atendimento é para pacientes de todo o DF. Além dos documentos gerais, é preciso apresentar receita especial em duas vias preenchidas e Termo de Responsabilidade/Esclarecimento, conforme RDC nº 11 de 2011. A receita tem validade de vinte dias.

Orientações
A talidomida provoca o nascimento de bebês com malformações, a exemplo de bebês sem braços e sem pernas. Não é medicamento abortivo nem evita filhos. A talidomida é contraindicada para mulheres grávidas ou que planejam engravidar. Interrompa o uso da talidomida imediatamente caso descubra gravidez inesperada e procure o serviço de saúde.

A talidomida deve ser usada somente pela pessoa para a qual ela foi prescrita. Deve ser ingerida à noite, pois causa muita sonolência. Procure o serviço de saúde em caso de falta de ar, dor no peito, inchaço em braços e pernas e sensação de queimação em mãos e pés. 

Nunca forneça esse medicamento para ninguém e sempre o deixe fora do alcance de crianças e pessoas com problemas mentais. Se interromper o tratamento, devolva os comprimidos para a Farmácia Escola.