Gestão Gestão

Hervaldo Carvalho participa de reunião dos Conselhos de Administração e Fiscal da Ebserh

Gestão

Hervaldo Carvalho participa de reunião dos Conselhos de Administração e Fiscal da Ebserh

Foi aprovado o calendário de reunião dos dois colegiados para 2015 e o Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna 2015.

A última reunião do ano dos conselhos de Administração e Fiscal da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), ocorreu de forma conjunta, com a presença de todos os conselheiros e com a visita do ministro da Educação Paulo Henrique Paim. Na reunião, realizada no dia 15 de dezembro, foi aprovado o calendário de reunião dos dois colegiados para 2015 e o Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna 2015.

O presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, deu as boas-vindas ao ministro Paim e iniciou a apresentação das ações tomadas por dois hospitais filiados à empresa para mostrar a evolução das unidades desde que a parceria se concretizou. "Fizemos uma apresentação geral das várias ações da Ebserh e verificamos o impacto dessas ações em alguns dos projetos dos hospitais universitários. Selecionamos dois 'cases' pra mostrar tudo isso que nós estamos fazendo e como impactou nas filiais, particularmente no HU-UFPI e no HUB", disse o presidente se referindo ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí e ao Hospital Universitário de Brasília.

O superintendente do HUB, Hervaldo Sampaio Carvalho, apresentou a mudança sofrida pelo hospital desde que iniciou-se a parceria com a Ebserh. Foram mostrados os investimentos na unidade, a reestruturação física e tecnológica, abertura de leitos, incremento de recursos humanos proveniente de concurso público, entre outros aspectos positivos. "Nós estamos, de um lado, com a Universidade, do outro lado, com a Ebserh e com a cabeça no Ministério da Saúde, vendo quais são as diretrizes para cumprir o nosso papel no SUS local", afirmou Hervaldo fazendo referência ao Sistema Único de Saúde.

Para o ministro Paim, os resultados dos hospitais são amostras de um árduo trabalho e de um modelo que deve continuar. "É com grande satisfação para nós, que participamos do processo inicial de discussão, desde o Rehuf até a própria criação da Ebserh, encontrar este modelo, que foi discutido exaustivamente com o Governo, com a parceria importante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e, ao final, temos, já como resultado, a consolidação desse trabalho, como uma empresa que está implementando uma nova cultura de planejamento e gestão nos hospitais", enfatizou.

Tecnologia
A reunião ocorreu na nova Sala dos Conselhos da Ebserh, ocasião em que foi também foi oficialmente inaugurada. De suma importância, pois é neste local que os conselheiros se reúnem para discutir as diretrizes da empresa, a Sala dos Conselhos foi totalmente reformulada com a instalação de modernos equipamentos de áudio, vídeo e teleconferência, composta de uma solução de captura e transmissão de imagens para o telão e de 6 monitores de 55 polegadas.

A sala também possui um aparelhos de TV interativo de 70 polegadas, monitores 'lift' instalados em 19 posições, capazes de reproduzir as imagens que estejam sendo geradas tanto do Videowall quanto na TV interativa. Compõe, ainda, uma solução de videoconferência capaz de efetuar transmissão para os hospitais e receber imagens dessas unidades. A Sala dos Conselhos é capaz de receber imagens geradas na nova Sala de Treinamento da sede da Ebserh e de transmitir imagens para serem disponibilizadas e assistidas por uma quantidade maior de plateia.

Na ocasião, também foi apresentado ao ministro e aos conselheiros o NOC - Network Operations Center (Centro de Operação de Rede), composto por um painel com dez monitores de 46 polegadas, 12 postos de trabalho equipados com computadores e dois monitores de 23 polegadas cada. O NOC possui um sistema de última geração para gerenciar toda a sua infraestrutura e dois servidores redundantes, garantido alta disponibilidade.

A missão principal do NOC é o monitoramento de todas infraestruturas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (TIC) tanto da sede quanto das unidades hospitalares que estão sob a gestão da Ebserh. Esse monitoramento já alcança os novos 13 'containers datacenters' instalados inicialmente em 15 hospitais.

O NOC não somente irá monitorar a TI, como também permitirá monitorar e verificar funcionamento, disponibilidade e capacidades de equipamentos hospitalares instalados nas filiais como tomógrafos, aparelhos de radiografia, geladeiras de precisão para armazenamento de medicamentos e bolsas de sangue ou culturas, aparelhos que trabalham com tecnologia PACS - Picture Archiving and Communication System (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens) para tratamento de imagens digitais de exames, entre outros.

Assessoria de Comunicação do HUB