Notícia Notícia

Voltar

Estudantes iniciam prática no HUB

Ensino

Estudantes iniciam prática no HUB

Alunos dos cursos de saúde foram recebidos pela equipe do hospital e por diretores da universidade

Início de semestre é hora de dar as boas-vindas aos estudantes da Universidade de Brasília (UnB) que darão início às atividades práticas no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB). Nesta quarta-feira (9), o HUB recebeu 129 novos alunos de graduação dos cursos de medicina e das áreas de saúde da UnB.

“Vocês estão entrando em uma nova fase do curso e terão mais contato com o cuidado. Nosso trabalho é construir cenários para que vocês tenham uma formação adequada e contribuam conosco também”, afirmou a superintendente do HUB, Elza Noronha.

Participaram da integração 51 estudantes da Faculdade de Medicina (FM) e 78 alunos das faculdades de Ciências da Saúde (FS) e de Ceilândia (FCE), dos cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, saúde coletiva e terapia ocupacional. “É um momento muito simbólico, vocês vão encontrar a prática do que farão por toda a vida”, disse o gerente de Ensino e Pesquisa do HUB, Renato Antunes.

Representando a direção da FS, a professora Carla Targino, disse que o momento é de oportunidades. “Aproveitem esse cenário amplo de conhecimento para engrandecer o processo de aprendizagem”, avaliou. “No hospital, enfrentamos situações de maior vulnerabilidade de quem está sendo atendido. O que se espera de todos nós e de vocês é que maximizem a expressão de humanidade”, declarou o diretor da FM, Gustavo Romero. Já o diretor da FCE, Araken Rodrigues, destacou a importância da parceria. “O estreitamento das relações do HUB com a faculdade tem rendido bons frutos, com ação mais participativa de todos os profissionais de saúde”, completou.

Os estudantes também receberam informações sobre o Setor de Vigilância em Saúde, hotelaria hospitalar e a área jurídica do hospital. “Acho que teremos outra perspectiva da medicina. Vamos aprender a lidar com o paciente, estou muito animada”, garantiu a estudante do 5º semestre de medicina Fernanda Assunção. A expectativa é a mesma da aluna do 6º semestre de nutrição, Amanda Araújo. “Estou bem ansiosa, porque a gente pretende trabalhar com o público-alvo dos cursos da saúde, que são os pacientes”, disse.

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB