Notícia Notícia

Voltar

HUB ajuda a reduzir fila de oftalmologia

Parceria

HUB ajuda a reduzir fila de oftalmologia

Contêiner e equipe do hospital garantem atendimento itinerante na Região Leste

Em três meses, foram agendadas mais de 1.200 consultas para pacientes que aguardavam por um primeiro atendimento de oftalmologia. O número foi alcançado por meio de uma parceria entre a Região Leste da Secretaria de Saúde (SES-DF) e o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), que colocou à disposição da secretaria um contêiner equipado para o atendimento itinerante e uma equipe com cinco profissionais: quatro médicos oftalmologistas e um técnico em óptica.

“O consultório itinerante da oftalmologia é uma tecnologia utilizada pelo HUB na linha de cuidado de hipertensão e diabetes e é um importante aliado na integração entre ensino e serviço, fortalecendo o HUB na Região Leste”, afirma a superintendente do hospital, Elza Noronha.

O contêiner conta com dois consultórios completos de oftalmologia. Os casos mais simples, são resolvidos na hora. “Muitos casos conseguimos resolver simplesmente com a prescrição de óculos e orientações”, explica a oftalmologista do HUB Letícia Feiertag. “Aqui é a fila geral do SUS, não sabemos o que vai chegar. Fazemos a consulta, o atendimento básico, e se precisar de um atendimento mais especializado, encaminhamos para os hospitais da rede de saúde do Distrito Federal ou para o próprio HUB”, completa o oftalmologista do HUB Heitor Melo. 

Cleiton Silva tem dez anos e veio para a consulta porque sente muita coceira no olho. Foi liberado apenas com medicamentos e orientações. “Pensei que fosse uma coisa grave no meu olho. Agora estou mais tranquilo e satisfeito de não ter que usar óculos”, desabafa Cleiton.

Joicy Pereira, de oito anos, não teve a mesma sorte. Descobriu que tem 4,5 graus de miopia no olho direito e 1,5 grau no esquerdo. Mas saiu com a receita que pode mudar a forma de enxergar o mundo. “Eu gosto muito de ir para a escola, mas às vezes não consigo enxergar direito. Agora descobri por que e acho que com os óculos vai melhorar”, acredita Joicy.

O contêiner foi inaugurado em agosto de 2017 e fica no estacionamento do Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá. Os profissionais cumprem metade da carga horária no atendimento itinerante e a outra metade no HUB. O espaço funciona de segunda a sexta-feira e atende moradores da Região Leste, que abrange Paranoá, São Sebastião e Itapoã, com consultas marcadas pelas unidades básicas de saúde.

Imagens:

Assessoria de Comunicação Social