Notícia Notícia

Voltar

Lançamento de novo protocolo lota auditório

Sepse

Lançamento de novo protocolo lota auditório

Apresentação do documento integra ações da campanha de higienização das mãos no HUB

Para entrar no auditório do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) na manhã desta segunda-feira (28), foi preciso passar por um túnel preto. Dentro dele, frases e dados que chamaram a atenção para um problema mundial e que pode matar, a sepse. O assunto foi tema do evento que lotou o auditório, o lançamento do novo Protocolo de Identificação e Manejo de Sepse Adulta e Pediátrica do hospital.

“A proposta foi recepcionar os diversos profissionais envolvidos nos cuidados de segurança do paciente e sinalizar os principais sintomas de identificação de sepse”, afirmou a enfermeira Isabela Rodrigues, responsável pela Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS). “Pelo perfil epidemiológico dos pacientes atendidos, essa síndrome tem grande importância no hospital. É preciso que todos tenham os sinais e sintomas na ponta da língua”, complementou a gerente de Atenção à Saúde, Alaíde Castro.

O documento, um dos primeiros protocolos clínicos implementados na instituição, foi atualizado, e estará disponível na intranet nos próximos dias. “O grande diferencial em relação ao protocolo anterior é que agora vamos monitorar os resultados de manejo da sepse”, afirmou a infectologista Valéria Paes. O novo protocolo foi apresentado pelo responsável pela Divisão Médica, Rodolfo Borges. “A sepse é uma disfunção orgânica potencialmente fatal, causada por uma resposta imune desregulada a uma infecção”, explicou.

Campanha de higienização das mãos
O lançamento do novo protocolo foi uma das ações integrantes da campanha de higienização das mãos, promovida pela CCIRAS, área do Setor de Vigilância em Saúde. A iniciativa focou na conscientização da importância de adotar a prática no 2º momento preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS): antes de procedimento asséptico. Para sensibilizar os trabalhadores, foram desenvolvidos espaços lúdicos, distribuídos materiais gráficos e realizada uma palestra durante a Semana de Enfermagem do HUB. 

 

Imagens:

Vídeo:

Assessoria de Comunicação do HUB