Notícia Notícia

Voltar

UnB realiza Semana da Mulher de 5 a 9 de março

Programação

UnB realiza Semana da Mulher de 5 a 9 de março

Temas principais são assédio, violência, inclusão, saúde, políticas públicas e relações internacionais

Mais de 20 atividades com temáticas relacionadas às questões de gênero movimentam a Semana da Mulher, logo na abertura do semestre letivo na Universidade de Brasília. De 5 a 9 de março, estão previstas conferências, oficinas, minicursos, rodas de conversa, exibição de filmes e intervenções artísticas e culturais nos quatro campi da UnB. O Instituto Federal de Brasília (IFB Campus Estrutural) e a Embaixada da França também estão na rota das ações.
 
“O Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, não é data para se dar flores, mas para reconhecer e reforçar a luta pela igualdade de gênero. É tempo de se traçar estratégias de combate à violência contra a mulher. A semana temática, portanto, tem o intuito de conscientizar a comunidade sobre essas questões”, ressalta Silvia Badim, coordenadora de Direitos das Mulheres da Diretoria da Diversidade (DIV/DAC) da UnB.
 
Assédio contra as mulheres é o tema central da Semana, mas as atividades abrangem inclusão, violência, saúde, políticas públicas e relações internacionais, algumas com enfoque específico de etnia, raça ou sexualidade. A iniciativa foi construída coletivamente por unidades da UnB, núcleos de pesquisa e extensão, coletivos feministas, centros acadêmicos, instituições governamentais, sindicatos e entidades da sociedade civil.
 
Discutida e definida em reuniões abertas à comunidade, a programação será executada por essa rede parceira. Segundo Alessandra Velloso, técnica em assuntos educacionais da Coordenação dos Direitos da Mulher (Codim/DIV), o mote da proposta passa pela consolidação de uma agenda intersetorial, integrada e em diálogo efetivo com segmentos internos e externos à UnB.
 
“Só é possível construir ações de prevenção e de enfrentamento ao machismo e ao racismo institucional com escuta plural, participação social efetiva e fortalecimento das iniciativas coletivas. Esse é o caminho para uma universidade mais humana, cidadã e democrática”, afirma a servidora.
 
Programação
No dia 8 de março, será feita uma marcha de mulheres pela UnB, a partir das 12h, com concentração na ala sul do ICC. Outras duas ações institucionais se unem às atividades: a aula inaugural #InspiraUnB com a atriz, poetisa e cantora Elisa Lucinda, dia 7 de março, às 10h, no Centro Comunitário Athos Bulcão; e o lançamento oficial do Conselho de Direitos Humanos da UnB (CDHUnB), dia 8 de março, às 11h, no anfiteatro 9. O Conselho de Direitos Humanos (CDHUnB) também prepara uma extensa programação, com seminários e rodas de conversa, ao longo de todo mês, sobre temas como violência contra a mulher, diversidade e negritude.

Confira a programação completa
  
Serviço
Semana da Mulher
Data: de 5 a 9 de março
Local: Campus Darcy Ribeiro, FCE, FGA, FUP, IFB Campus Estrutural, Embaixada da França

 

Com informações da Secom-UnB