Notícia Notícia

Voltar

Empossada Comissão de Ética de Enfermagem

Posse

Empossada Comissão de Ética de Enfermagem

Grupo é composto por 12 integrantes: seis enfermeiros e seis técnicos ou auxiliares

Educar os profissionais de enfermagem sobre o exercício ético da profissão. Com essa missão, os 12 candidatos eleitos para integrar a Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) tomaram posse nesta segunda-feira (12). Desse total, são seis enfermeiros, sendo três efetivos e três suplentes, e seis técnicos ou auxiliares de enfermagem, também três efetivos e três suplentes.  

“Espero contribuir com meu grupo de enfermagem dentro da justiça, da dignidade e do respeito ao ser humano e garantir que tudo ocorra dentro da lei”, afirmou a enfermeira empossada Josilene Lima. “Vou trabalhar com conhecimento da legislação, pensando na equipe para desenvolver um trabalho ético para todo o corpo do hospital”, completou o auxiliar de enfermagem também empossado Wellington Leite.

Durante a cerimônia, o termo de posse foi lido pela presidente da Comissão de Ética de Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF), Celi Maria da Silva. “Esta comissão faz um elo entre a instituição e o conselho. Com ela, a instituição pode evitar que muitos processos éticos dos profissionais cheguem ao Coren e sejam resolvidos na própria instituição”, disse ela.

Eleição
Essa é a primeira comissão do HUB eleita pelos profissionais e com mandato de dois anos. A anterior havia sido indicada e atuou por apenas um ano. As eleições para definir os integrantes da comissão atual foram realizadas nos dias 24 e 25 de maio. Os enfermeiros votaram nos candidatos do grupo de enfermeiros e os técnicos e auxiliares de enfermagem escolheram os representantes da sua categoria. 

“Uma comissão eleita transmite orientações aos profissionais com mais facilidade e contribui para atuação da prática profissional, na fiscalização e na apuração de possíveis irregularidades”, explicou a chefe da Divisão de Enfermagem do HUB, Alaíde de Castro. “A comissão trabalha divulgando o código de ética para os profissionais de enfermagem e ajuda no fomento da informação, pregando a unidade entre as categorias”, acrescentou o presidente da Comissão Eleitoral de Enfermagem, Josias Santana.

Entenda a Comissão de Ética
As comissões de ética de enfermagem têm o objetivo de zelar pelo exercício ético dos profissionais e combater o exercício ilegal da profissão. Elas são responsáveis por fazer um trabalho preventivo e educativo, criando um elo entre a instituição de saúde, o paciente e o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal.

O mandato dos integrantes da comissão é de dois anos, com possibilidade de reeleição por igual período. Depois de eleita, a comissão definirá quem ocupará os cargos de presidente e vice-presidente, exclusivos para enfermeiros, e secretário. 

Assessoria de Comunicação do HUB