Notícia Notícia

Voltar

Encontro reúne pacientes com implante coclear

Evento

Encontro reúne pacientes com implante coclear

Participantes recebem informações sobre cuidados e novidades no tratamento

Um momento dedicado a troca de informações entre equipe, familiares e pacientes do Programa de Implante Coclear do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB). Esse foi o objetivo do 5º Encontro de Pais e Pacientes Usuários do Implante Coclear, realizado a cada dois anos no HUB para informar sobre os cuidados e as novidades no tratamento. Este ano, o evento ocorreu nesta quinta-feira (21), no auditório 1 do HUB.

“O paciente é o centro da nossa atenção e queremos prestar o melhor serviço possível para vocês. Esse encontro se caracteriza pela troca de experiências e informações e, com essa parceria, esperamos oferecer um serviço cada vez melhor”, afirmou a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HUB, Micheline Meiners, na abertura do evento.

Durante o encontro, os pacientes também tiveram a oportunidade de realizar a manutenção preventiva dos aparelhos, como prevê a Portaria 2.776/2014 do Ministério da Saúde. “O implante ainda é uma novidade, qualquer nova informação é importante para os nossos filhos. E poder fazer a manutenção aqui, sem ter que tirar o implante para mandar para São Paulo e eles ficarem sem ouvir alguns dias, é muito bom”, garantiu a dona de casa Jaqueline Alves, mãe de Pedro Artur, de sete anos, que usa o aparelho há cinco anos.

A equipe do HUB aproveitou para lembrar a importância do cuidado com o aparelho e incentivar a continuidade do tratamento. “Durante o evento, encontramos com pacientes que estão sem vir no serviço, trazemos eles de volta, fazemos a manutenção nos aparelhos e voltamos a enfatizar alguns pontos importantes que com o tempo o paciente esquece”, explicou o coordenador do Programa de Implante Coclear do HUB, André Lopes Sampaio.

A dona de casa Tatiana Muniz fez questão de participar do encontro com a filha Cecília, de seis anos, que usa o aparelho há mais de quatro anos. “O HUB sempre oferece esse suporte e atenção aos nossos filhos. Sempre tem novidades, informações que relembramos”, disse ela.

Novidade
No dia 18 de junho, o HUB realizou o primeiro implante bilateral simultâneo feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal. O SUS só permitia que cada paciente recebesse o implante coclear em apenas um dos ouvidos, mas uma portaria de novembro de 2017 autorizou o implante nos dois lados. “A audição humana é feita para funcionar nos dois ouvidos ao mesmo tempo e quando o paciente recebe apenas um implante ele perde uma série de habilidades”, explicou André Sampaio.

A primeira paciente a realizar o procedimento foi a pequena Lara Guia, de três anos. Ela ainda está na fase de recuperação e vai ativar o aparelho daqui a 30 dias. “Foi um presente fazer essa cirurgia. Sempre queremos o melhor para os nossos filhos e a facilidade que ela vai ter para se comunicar vai ser bem maior. Estou bastante ansiosa e esperançosa com o resultado”, contou a dona de casa Pablyny Guia, mãe de Lara.

Implante coclear
O implante coclear é voltado para pessoas com surdez de origem neurossensorial, bilateral, de grau severo ou profundo. Uma de suas partes é implantada cirurgicamente dentro da cóclea, que fica no ouvido interno. A outra parte fica ao redor da orelha e é composta pela antena e pelo processador de fala.

O Programa de Implante Coclear do HUB conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, fonoaudiólogos, assistente social e psicólogo e já beneficiou 139 pessoas desde o início de seu funcionamento, em 2008. Para saber mais sobre o programa, acesse o site do HUB.

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB