Notícia Notícia

Voltar

Hemodinâmica do HUB realiza milésimo exame

Conquista

Hemodinâmica do HUB realiza milésimo exame

Serviço atende 140 pacientes por mês com problemas cardíacos, neurológicos e vasculares

Fernanda Souza trabalhava como operadora de caixa, mas há quatro anos teve uma embolia pulmonar e precisou se afastar do trabalho. Nesta quarta-feira (2), passou por um cateterismo no Laboratório de Hemodinâmica do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) para avaliar o grau de hipertensão pulmonar, que pode causar problemas no coração. 

Fernanda foi a milésima paciente atendida na Hemodinâmica do HUB. “A médica pediu o exame e disse que era muito importante. Espero que ajude no tratamento para melhorar minha qualidade de vida, já que sinto muita falta de ar e cansaço”, conta Fernanda.

Inaugurado em janeiro de 2016, o setor realiza exames e intervenções relacionados a problemas cardíacos e exames diagnósticos de doenças neurológicas e vasculares periféricas. São tratados, por exemplo, infartos e arritmias cardíacas e, entre os exames e intervenções, estão o cateterismo, a angioplastia e o implante de marcapassos e desfibriladores.

“É uma conquista para o nosso hospital que temos que comemorar. O HUB concretizou a oferta de mais um serviço para a população”, afirma o chefe da Unidade Cardiovascular, Daniel Vasconcelos.

Quando foi inaugurado, o setor realizava cerca de 20 exames por mês. Com a assinatura de um novo contrato com a Secretaria de Saúde (SES-DF) em janeiro de 2017, atualmente esse número chega a 140. “A demanda é muito grande nessa área porque tratamos as doenças mais prevalentes na população. É mais um serviço de hemodinâmica disponível no Distrito Federal”, explica o cardiologista intervencionista Luciano Santos.

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB