Notícia Notícia

Voltar

HUB integra grupo que discute GraduaSUS

Siesco

HUB integra grupo que discute GraduaSUS

Sistema de Integração Ensino-Serviço-Comunidade define estratégias de ensino e pesquisa

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) participou, na última terça-feira (9), da reunião do Colegiado Gestor do Sistema de Integração Ensino-Serviço-Comunidade das Faculdades de Medicina e Saúde da Universidade de Brasília (Siesco). O encontro, realizado na diretoria da FS/UnB, marcou a retomada das atividades do Colegiado para este ano.

O objetivo do Siesco é definir estratégias de atuação no âmbito do Distrito Federal nos anos de 2016 e 2017 para as ações relacionadas ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/GraduaSUS), projeto do Governo Federal que visa fortalecer as ações de integração ensino-serviço-comunidade por meio de atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e extensão universitária e a participação social. O programa, que concede bolsas a preceptores, professores e estudantes da UnB, é desenvolvido em parceria entre a universidade, o HUB e a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). 

“O HUB foi convidado a participar do sistema desde a construção do GraduaSUS. O novo regimento do Colegiado propõe a oficialização do assento do hospital neste conselho”, afirma a coordenadora do Siesco, Dais Gonçalves Rocha. De acordo com ela, o projeto de trabalho contempla cinco eixos de atuação: Articulação da Atenção Primária e vigilância em saúde; Doenças crônicas, envelhecimento e coordenação do cuidado; Saúde da mulher e da criança (foco na Rede Cegonha); Acolhimento e acesso nos diferentes níveis de atenção; e Atenção Psicossocial.

A superintendente do HUB, Elza Noronha, reforça o papel da construção das linhas de cuidado alinhadas aos cinco eixos como parte da contribuição do hospital. “O HUB é um importante e complexo cenário de prática da rede. É um privilégio participar desse contexto e servir de catalisador de todas as ações”, conta ela, que já esteve à frente do Siesco em outras oportunidades como representante de grupos da UnB.

Outro parceiro importante para o desenvolvimento das atividades do GraduaSUS é a Regional Leste de Saúde do DF. “Priorizamos essa questão da integração e não conseguimos enxergar a regional sem o HUB e a UnB. Somos um conjunto”, diz a superintendente da Regional, Fabiana Loureiro. 

Também participaram da reunião os diretores das faculdades de Medicina e de Saúde da UnB, representantes de cursos da FS e da FM, da SES-DF e da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). O colegiado do Siesco ainda é composto por representantes dos centros acadêmicos, programas de residência médica e multiprofissional, Universidade Aberta do SUS (Una-SUS), conselhos da Região Leste e Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS).

Próximos passos
O Colegiado Gestor do Siesco deve se reunir uma vez por mês até agosto. Posteriormente, a agenda será redefinida. A pauta do próximo encontro deve abranger os indicadores de avaliação e acompanhamento das ações, definição de agenda de atividades estratégicas em todas as representações envolvidas e aproximação com os preceptores.

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB