Notícia Notícia

Voltar

HUB realiza procedimento inédito no Centro-Oeste

Avanço

HUB realiza procedimento inédito no Centro-Oeste

Ecoendoscopia de drenagem de pseudocisto pacreático é usada para retirada de líquido no pâncreas

No lugar da cirurgia tradicional, com corte, um procedimento feito com um aparelho semelhante ao de uma endoscopia. O longo período de internação foi substituído por apenas dois dias no hospital. Todos esses benefícios foram possíveis com a realização da primeira ecoendoscopia de pseudocisto pacncreático na região Centro-Oeste, feita no dia 7 de junho no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB).

O procedimento foi realizado para tratar um pseudocisto de pâncreas, que é o acúmulo de líquido que precisa ser retirado por meio de drenagem. Uma prótese colocada entre o cisto e o estômago fez a drenagem e garantiu a eliminação do líquido. “O procedimento cirúrgico é muito mais invasivo e pode causar mais complicações. Além de ficar internado mais tempo e precisar de muitos antibióticos, tem taxas de complicações altíssimas”, explica o médico gastroenterologista que fez o procedimento, Fábio Bolinja.

O motorista Edmar Moreira foi o primeiro a passar pelo procedimento no HUB e ficou aliviado ao saber que não precisaria encarar uma cirurgia. “Seria mais invasivo, demoraria mais a recuperação. Estou bem aliviado agora, vou voltar a levar uma vida normal”, conta Edmar.

“O paciente saiu com evolução boa, estável, com exames satisfatórios. Foi um sucesso o procedimento”, comemora o chefe da Unidade de Medicina Nuclear do HUB, Flavio de Souza. “É um procedimento novo, foi um avanço. Nunca tinha sido feito na cidade nem na região e coloca o HUB em papel de destaque na área”, completa Fábio Bolinja.

Assessoria de Comunicação do HUB