Notícia Notícia

Voltar

Estudantes da UnB iniciam prática no HUB

Ensino

Estudantes da UnB iniciam prática no HUB

Hospital recepciona alunos das faculdades de Medicina e Ciências da Saúde da UnB

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) recebeu, nesta quarta-feira (8), cerca de 65 estudantes da Universidade de Brasília (UnB) que irão desenvolver atividades práticas na instituição. São alunos de medicina, nutrição, farmácia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem e odontologia.

A superintendente do HUB, Elza Noronha, apresentou a estrutura do hospital e deu as boas-vindas aos estudantes. “Desejo que este semestre seja muito produtivo. Temos o compromisso de trabalhar em conjunto com as faculdades e estamos de portas abertas para o que precisarem”, afirmou Elza.

O diretor da Faculdade de Medicina da UnB, Gustavo Romero, lembrou que os estudantes devem aproveitar a oportunidade de estar em um hospital universitário, voltado para a disseminação de conhecimento. “Temos aqui um cenário privilegiado de aprendizagem porque temos muitos cuidadores, e todos nós estamos em aprendizado permanente”, garantiu.

Representando a Gerência de Ensino e Pesquisa do HUB e a Faculdade de Ceilândia, Carlos Eduardo dos Santos alertou que o trabalho em um hospital exige ética, compromisso e responsabilidade. “Se você conseguir fazer a diferença com aquele indivíduo que você está prestando cuidados, você já está fazendo muito”, disse. “Vocês são parte de fato da equipe e a postura profissional faz parte do aprendizado de vocês”, completou Maria Inês de Toledo, que representou a Faculdade de Ciências da Saúde. 

O gerente de Atenção à Saúde do HUB, Renato Antunes, também deu as boas-vindas aos estudantes. “Aqui é a casa de vocês, vocês é que fazem esse lugar ficar melhor. A segurança que vocês podem passar para o paciente a partir de agora tem valor no tratamento”, assegurou ele.

Os estudantes também receberam informações sobre a ouvidoria, a ética médica, o setor jurídico e o setor de vigilância em saúde. Maria Luiza Montenegro é aluna do quinto semestre de medicina e vai atuar pela primeira vez em um hospital. “Estou esperando esse momento desde que entrei na faculdade. É hora de colocar o que aprendemos até agora em prática”, contou. “Aqui é um hospital universitário, já estão acostumados com os estudantes. Espero ter oportunidade de aprender a técnica e prestar mais assistência”, acrescentou a estudante do décimo semestre de enfermagem Priscila de Oliveira.

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB