Notícia Notícia

Voltar

Pacientes participam de Dia da Beleza

Câncer de mama

Pacientes participam de Dia da Beleza

Programação da campanha Outubro Rosa continua durante todo o mês. Confira e participe!

“Quando vi toda essa festa para mim, me senti especial. Essa festa representa isso: alegria. O tratamento, que é tão pesado, fica mais fácil”, disse, emocionada, a paciente do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) Admea Maria do Carmo durante o Dia da Beleza. O evento faz parte da programação do hospital para a campanha Outubro Rosa, realizada em todo o país para ajudar na prevenção do câncer de mama.

Esse foi o clima do Dia da Beleza no HUB: pacientes felizes e integradas entre elas e com a equipe do hospital. A festa foi organizada pela Liga de Combate ao Câncer da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a equipe do HUB e com as próprias pacientes. 

“Um evento como esse gera satisfação pessoal, empoderamento e melhora a autoestima”, explicou a psicóloga do HUB Juciléia Rezende. “É um momento para agradecer a dedicação de todos os profissionais do hospital, o tratamento humanizado que nos é dado, que faz toda diferença”, afirmou a paciente Solange Araújo.

Durante o evento, foram oferecidos serviços de cabelo e maquiagem, fotografia, oficina de amarração de lenço, doação de bijuterias, lenços e perucas, palestras e apresentações de música e dança. Tudo para ajudar a elevar a autoestima dessas mulheres, que se intitulam Guerreiras de Rosa.

“Elas ficam abaladas com o tratamento. Aqui, elas descobrem que outras pessoas estão passando por problemas semelhantes e é muito mais fácil quando elas estão unidas”, afirmou a coordenadora da liga, Paula Diniz. “É bom saber que não sou só eu, é muita gente lutando e vamos vencer”, completou a paciente Antônia Maria Alves.

Programação
O HUB preparou uma programação especial para o Outubro Rosa. Além do Dia da Beleza, no dia 11 de outubro, três pacientes do hospital participarão de uma roda de conversa sobre o tema “Sobrevivi ao câncer de mama”. O evento é aberto ao público e será no Instituto de Psicologia da UnB, às 15h. 

No dia 22, tem a Corrida contra o Câncer, promovida pelo Instituto Aliança, que doará o lucro para a Unidade de Oncologia do HUB. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de outubro pela internet.

E no dia 31, pacientes do HUB farão uma palestra com o tema “É câncer de mama, e agora?”. Promovido pela Liga de Combate ao Câncer, o encontro será às 13h, no auditório 2 da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB (FS/UnB).

Doação de lenços
A equipe da Unidade de Farmácia Dispensação do HUB, conhecida como Farmácia Escola, está arrecadando lenços. Quem quiser contribuir, é só depositar o lenço em uma caixa disponível na recepção da Farmácia Escola de 6 a 26 de outubro, de 8h às 18h

No final do mês, será realizada uma oficina de amarração de lenços com o material doado. Durante todo o mês, a equipe também está distribuindo folder informativo sobre o câncer de mama aos pacientes que passam pela Farmácia Escola.

Contribua para a confecção de perucas
Para arrecadar dinheiro para a confecção de perucas, a Liga de Combate ao Câncer da UnB está vendendo, durante todo o mês de outubro, camisetas, a R$ 25, e copos, a R$ 5. Os produtos podem ser adquiridos no Laboratório Interdisciplinar de Oncologia, na FS/UnB.

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB