Notícia Notícia

Voltar

Trabalho do HUB é premiado em congresso

Destaque

Trabalho do HUB é premiado em congresso

Apresentação de residente foi uma das sete melhores do Congresso Acadêmico de Psiquiatria

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) ganhou mais um reconhecimento na área de residência médica, com a premiação de um trabalho apresentado no 1º Congresso Acadêmico de Psiquiatria do Centro-Oeste. O evento foi realizado em agosto na Universidade de Brasília (UnB), mas o prêmio, o livro Mentes Perigosas, foi entregue na última quinta-feira (21). O HUB teve outros dois trabalhos aceitos no congresso, que premiou sete autores. 

Desenvolvido por três residentes médicos do terceiro ano em psiquiatria, o trabalho “Distonia familiar idiopática, em adulto jovem, usuário pesado de álcool”, retratou um caso clínico raro do Serviço de Estudos e Atenção a Usuários de Álcool e Outras Drogas (Sead) do HUB. “O paciente, mesmo após o tratamento para dependência química, apresentava dificuldade para andar, desequilíbrio e tremores. Depois de investigar, pesquisar e descartar várias hipóteses, houve a confirmação que os sintomas estavam ligados a uma doença neurológica e não tinham relação com o álcool”, explicou a residente e principal autora, Isabella Kosac Rodrigues.

Agora o paciente faz acompanhamento com a psiquiatria e a neurologia de forma alinhada, o que traz mais benefícios ao tratamento. “Sabíamos que era um caso diferente e queríamos mostrá-lo no congresso, mas sem esperar a premiação. Receber o prêmio é um incentivo, porque tivemos dificuldade no manejo do caso, com várias tentativas frustradas até conseguirmos. É muito importante outras pessoas reconhecerem esse trabalho”, declarou ela.

O estudo também contou com a participação de mais dois residentes da psiquiatria, Marcos Negretto e Pedro Soares. A orientação foi da psiquiatra Maria Célia Brangioni.  “Estimulo muito os residentes a ter essa percepção crítica e científica, embasada em referências bibliográficas, para poder munir o trabalho deles baseado em evidências”, afirmou.

O congresso
Com o tema “A psiquiatria como ciência interdisciplinar”, o 1º Congresso Acadêmico de Psiquiatria do Centro-Oeste foi realizado de 25 a 27 de agosto e teve mais de 30 atividades e 50 trabalhos apresentados.
Clique e acesse todos os trabalhos premiados

Assessoria de Comunicação do HUB