Notícia Notícia

Voltar

Vencedores da gincana recebem homenagem

Doação de sangue

Vencedores da gincana recebem homenagem

Número de doações de sangue dobrou em maio e junho, meses de realização da campanha

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) comemora o resultado da gincana “Troque 1 gota de sangue por 4 vidas”. Em maio e junho, meses de realização da campanha, o número de doações de sangue dobrou, se comparado a março e abril. Das 172 pessoas que procuraram o Hemocentro durante o período da ação, 113 estavam aptas e puderam doar. Já no bimestre anterior, houve apenas 51 doações.

Para agradecer a participação de todos que colaboraram, o HUB homenageou, dia 18 de julho, as quatro pessoas que mais entregaram comprovantes de doação na Agência Transfusional, responsável pela iniciativa. Os vencedores da gincana receberam um certificado e uma cesta de chocolates, entregues pelo chefe da Divisão de Enfermagem, Rigeldo Lima. “É um reconhecimento pela colaboração na campanha e um incentivo para que continuem doando”, disse ele. “O que importa não é o chocolate, mas o gesto de doar e de fazer pelo outro o que gostaríamos que fizessem por nós”, completou a enfermeira da AT, Taciana Arantes.

Recém-operada no HUB para retirada de um tumor no intestino, a aposentada Maria da Paz Batista e Silva pediu doação aos filhos assim que ficou sabendo que precisaria de transfusão para o procedimento. “Meu filho convidou os amigos do futebol e todos fizeram doação”, conta ela, uma das homenageadas. A técnica de nutrição Lucilene da Costa de Queirós, outra ganhadora, já era doadora. “Faço isso para salvar vidas”, relatou. “Estou feliz em ganhar e espero que isso incentive mais pessoas a dar”, declarou a técnica de enfermagem da UTI Adulto, Dionir Batista Vieira Mateus.

Vencedores
1º lugar: Tatiane Cristine Cortiano – Analista da Assessoria de Comunicação
2º lugar (empatados):
- Lucilene da Costa de Queirós – Técnica de nutrição do refeitório 
- Maria da Paz Batista e Silva – Paciente 
- Dionir Batista Vieira Mateus – Técnica de enfermagem da UTI Adulto 

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB