Notícias Notícias

Voltar

Campanha incentiva aleitamento materno

Amamentação

Campanha incentiva aleitamento materno

Profissionais, estudantes e professores orientam a população em estande educativo e encontro

Estudantes, profissionais e professores das áreas de nutrição, enfermagem e medicina se reuniram no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) dias 24 e 25 de agosto com um propósito em comum: estimular o aleitamento materno. A campanha, que fez parte do Agosto Dourado, mês oficial de conscientização sobre o assunto, contou com distribuição de panfletos em estandes educativos pelo hospital e um encontro especial no Parque Olhos D´Água, no dia 26.

A responsável pelo Núcleo de Incentivo ao Aleitamento Materno do HUB, Rita de Fatima Pinto, reforçou a importância do slogan da Semana Mundial de Amamentação, que ocorreu de 1º a 7 de agosto, “Amamentar: ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você”. “O apoio da sociedade é muito importante, tanto no segmento da saúde, quando dos familiares e empresários para amamentação nas empresas. O objetivo é desmistificar o assunto”, declarou Rita.

É exatamente o que a dona de casa Irene Soares Pereira vai tentar fazer. Ela foi ao HUB para uma consulta na cardiologia e saiu de lá com informações que podem ajudar a nora. “Achei muito interessante e vou repassar as orientações sobre a possibilidade de doar leite para a minha nora, pois ela está amamentando o filho de quatro meses”, disse ela. 

O leite da nora de Irene, se doado, pode ajudar outras mães, como a Greyce Kelly Fernandes. Grávida de gêmeos, ela conta que teve dificuldade de amamentar o primeiro filho, que agora tem dois anos. “Tenho pouca produção de leite e quase não amamentei meu primeiro filho. É bom saber que posso contar com o serviço do Banco de Leite”, afirmou.

Quem esclareceu sobre o processo de doação para Greyce foi o estudante do 6º semestre de enfermagem da Universidade de Brasília (UnB), Matheus Linhares. “Estamos estimulando as pessoas a refletirem sobre a importância da amamentação e orientando àquelas que produzem muito leite sobre a doação. Já quem não tem, pode contar com o apoio do Banco de Leite”, declarou.

No sábado (26), a programação foi no Parque Olhos D’Água, em Brasília. O encontro teve a presença da equipe multiprofissional do HUB e da Bateria Insana de Medicina, que animou o café da manhã de quem passou pelo local. 

Campanha do HUB – As ações envolveram profissionais da nutrição, educação física, hotelaria, Unidade Materno-Infantil, Núcleo de Incentivo ao Aleitamento Materno, empresa de alimentação Sanoli, professores e estudantes de nutrição, medicina e da Liga da Pediatria da UnB.

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB