Notícias Notícias

Voltar

Cirurgias realizadas no HUB contam com arco cirúrgico mais moderno

Tecnologia

Cirurgias realizadas no HUB contam com arco cirúrgico mais moderno

Equipamento foi adquirido pelo hospital e já está em uso no Centro Cirúrgico

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) adquiriu o terceiro arco cirúrgico da instituição, mais moderno e com novas funções. O aparelho é usado para fazer radioscopias durante cirurgias, uma espécie de Raio X que permite à equipe do centro cirúrgico acompanhar em um monitor as imagens do procedimento. O equipamento é usado, principalmente, na realização de cirurgias das áreas de urologia, pediatria, ortopedia, neurologia e cirurgia geral.

“O novo equipamento traz mais qualidade para o serviço e mais segurança para o paciente e para os profissionais, porque possui uma definição de imagem bastante superior”, explica o chefe do Centro Cirúrgico do HUB, Luis Cláudio Ladeira.

O HUB realiza uma média de 50 cirurgias por mês com o auxílio do equipamento. Além de melhorar a qualidade no atendimento, o novo aparelho também traz avanços na área de ensino e pesquisa, já que permite que as imagens capturadas nas cirurgias sejam digitalizadas. Com isso, é possível incluir essas imagens em trabalhos e apresentações.

A compra do equipamento faz parte do plano de substituição de tecnologias obsoletas do hospital. “A reestruturação do hospital universitário inclui a atualização tecnológica e a modernização do parque”, afirma o chefe do Setor de Engenharia Clínica do HUB, Diogo da Silva Lima.

Assessoria de Comunicação do HUB