Notícias Notícias

Voltar

Estudantes participam de aula inaugural da Área de Clínica Cirúrgica

Prática

Estudantes participam de aula inaugural da Área de Clínica Cirúrgica

Palestra de abertura foi feita pela superintendente do HUB, Elza Noronha

Nesta terça-feira (14), a Área de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) realizou a aula inaugural das disciplinas do primeiro semestre de 2017. A abertura do semestre foi no auditório 1 do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), onde os estudantes terão as aulas práticas.

Além dos alunos, residentes de cirurgia geral e professores participaram da aula. A abertura foi realizada pela superintendente do HUB, Elza Noronha, que abordou o tema O desafio da contratualização dos hospitais universitários. Elza explicou como se dá a contratualização com o gestor local nos hospitais geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

No HUB, a contratualização com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) foi assinada no dia 19 de janeiro de 2017. “Temos uma contratualização global, com diagnóstico do que produzimos e da capacidade instalada. A lógica, hoje, é termos um contrato que avança na questão da organização das linhas de cuidado, que resolva os problemas de saúde”, explicou Elza Noronha.

O contrato estava em negociação desde 2013 e prevê metas que devem ser cumpridas pelo HUB. “Hoje temos bons instrumentos para receber recursos, mas o pagamento será fruto do nosso trabalho”, acrescentou a superintendente. 

Aula inaugural
A aula inaugural de clínica cirúrgica foi instituída em março de 1998 e recebeu o nome do Professor Doutor Odílio Luiz da Silva. “É uma formalidade de início das atividades letivas, uma homenagem ao professor Edílio. Vieram vários professores para prestigiar”, afirmou o coordenador da Área de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina, Carlos Augusto Teixeira. Ele também comentou a escolha do tema da palestra de abertura. “A contratualização representa um novo momento, que é o reconhecimento por parte da Secretaria de Saúde de que o HUB atende à população de Brasília”, completou.

O estudante do sexto semestre de medicina Edson Faria falou da expectativa de dar início a parte prática relacionada à cirurgia no HUB. “Espero ter a oportunidade de conciliar o conhecimento da parte de semiologia com as bases de cirurgia. Acredito que a disciplina vai permitir escolher essa área como futuro ou simplesmente desenvolver uma clínica de qualidade”, garantiu Edson.

Assessoria de Comunicação do HUB