Notícias Notícias

Voltar

Exposição retrata alegria de pacientes em tratamento no HUB

Câncer de mama

Exposição retrata alegria de pacientes em tratamento no HUB

Fotografias ficam expostas na Unidade de Oncologia até 26/10. Iniciativa é de duas médicas do HUB

Uma publicação no Instagram com pedido de apoio foi o suficiente para mobilizar a comunidade. Maquiadores e fotógrafos voluntários se juntaram à iniciativa de duas médicas do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) em torno de um objetivo comum: proporcionar momentos de alegria às pacientes em tratamento contra o câncer de mama no HUB. O resultado se materializou por meio da exposição "Quando você foi feliz pela primeira vez?", que retrata a reação espontânea de 11 mulheres ao responder essa pergunta. A abertura ao público foi nesta sexta-feira (05), na Unidade de Oncologia do hospital. 

“O objetivo é levar bem-estar às pacientes e conscientizar as pessoas de que o tratamento é sofrido, mas cheio de coisas boas também”, afirma a médica residente da mastologia, Thereza Racquel Nogueira, dona do perfil no Instagram onde o pedido foi publicado. “A ideia era fazer uma homenagem diferente, que fosse especial e mostrasse personalidade, força e inspiração, sob uma perspectiva mais humana e sensível”, avalia a médica oncologista do HUB, Ludmila Thommen.

A data da cirurgia, o início da quimioterapia, uma viagem, o apoio da família. O primeiro momento feliz depois de receber o diagnóstico é diferente e único entre as pacientes. Para Claudia Belchior da Silva, de 54 anos, foi a notícia de que teria mais um neto. “Me trouxe muita força. Não penso mais em doença, só em viver”, revela ela, que é modelo plus size e ministra palestras para ajudar outras mulheres em tratamento.

O sorriso estampado na foto de Maria Francisleide pouco representa a reação dela quando recebeu o diagnóstico. “Foi como receber a sentença de morte”, conta. Durante a sessão de fotos, no entanto, esse sentimento ficou para trás. “Tirou o foco do tratamento e resgatou a alegria e beleza da vida”, diz. Izabel Maria de Oliveira, de 28 anos, ainda amamentava o filho quando descobriu a doença. “Foi muito importante participar das fotos, porque eu estava triste e com medo, mas a equipe toda do HUB pega na nossa mão e nos puxa para cima”, conta ela.

As fotos foram registradas no Parque da Cidade, em Brasília (DF). “Tivemos total liberdade criativa para criar o conceito da exposição, e foi emocionante. Entre uma foto e outra, a gente tinha que pausar para chorar”, declara o fotógrafo Guilherme Tonelli. “Essa experiência vai ficar comigo para sempre, como conscientização e lição de vida, de que apesar de tudo, você pode ser feliz”, acrescenta a fotógrafa Bárbara Martins de Paiva.

A chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Micheline Meiners, representou a superintendente Elza Noronha, na abertura da exposição. “Além de ser uma comemoração, também é uma atividade de educação em saúde para diminuir o tabu e o preconceito que existe em torno da doença”, afirma.

Outubro Rosa
A exposição integra a programação do HUB para o Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. Na próxima terça-feira (9), a administradora, empresária e ex-modelo Flavia Flores ministra a palestra “Enfrentando o câncer de mama: juntos somos mais fortes”. O encontro é gratuito, aberto a todos os interessados, e será realizado no auditório 1 do HUB, de 16h às 19h.

SERVIÇO
Exposição fotográfica: Quando você foi feliz pela primeira vez?
Aberta ao público até 26 de outubro
Local: Unidade de Oncologia (Unacon) do HUB – SGAN 605, Av. L2 Norte
Site da exposição

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB