Notícias Notícias

Voltar

HUB elabora Programa de Controle de Infecção

Prevenção

HUB elabora Programa de Controle de Infecção

Documento, que deve ser finalizado este mês, define o planejamento de trabalho para 2018

Propor estratégias para prevenir infecções e aprimorar a assistência. Esses são os objetivos do Programa de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (PCCIRAS), que está em fase final de elaboração pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB). O documento, que deve ser enviado até o dia 16 de fevereiro para a Gerência de Riscos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), define o planejamento de trabalho para 2018 no HUB.

“É um documento legal, feito anualmente, que ajuda a avaliar as ações do ano anterior para identificar o que precisa ser mantido e que aspectos devem ser aperfeiçoados e inovados”, explica a presidente da Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS) do HUB, Isabela Pereiras Rodrigues.

O Programa deste ano foca em quatro principais linhas de atuação: 1. Processos de trabalho, especialmente voltados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para fortalecer a participação do HUB no projeto do Ministério da Saúde “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”; 2. Resistência microbiana, com ações sobre uso racional de antibiótico e controle de surtos bacterianos; 3. Qualidade e biossegurança, que envolve suporte ao controle ambiental, qualidade da informação e atualização de normas e diretrizes; e 4. Capacitação dos profissionais da saúde.

De acordo com Isabela, as taxas de infecção são aquelas relacionadas a procedimentos invasivos, como infecção da corrente sanguínea associada ao uso de cateter venoso central, pneumonia associada à ventilação mecânica e infecção do trato urinário. “A metodologia de investir em processos de trabalho é o que favorece o controle e a redução dos indicadores de resultado. O grande desafio é incorporar junto aos profissionais a corresponsabilidade desse processo”, destaca. No início de fevereiro, a comissão apresentou a proposta inicial do Programa à superintendente do HUB, Elza Noronha. 

O que é a CCIRAS
A Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde funciona desde 1983 no HUB. Subordinada ao Setor de Vigilância em Saúde (SVS), a CCIRAS atua com ações de prevenção de infecções em todo o hospital, com maior demanda nas áreas críticas, como UTI e cirurgias. Atualmente, a CCIRAS divide-se em duas frentes de trabalho: a comissão executora, composta por três enfermeiros e um médico do SVS; e a comissão consultora, da qual fazem parte representantes da Divisão Médica, Divisão de Enfermagem, Laboratório, Farmácia e Administração.

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB