Notícias Notícias

Voltar

HUB participa de evento que marca início do semestre na Região Leste

Acolhimento

HUB participa de evento que marca início do semestre na Região Leste

Encontro reúne profissionais e estudantes que desenvolverão atividades práticas na região

O Colegiado Gestor do Sistema de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (Siesco) das Faculdades de Ciências da Saúde (FS) e de Medicina (FM) da Universidade de Brasília (UnB) preparou uma programação especial para receber os estagiários, residentes, professores e demais estudantes que desenvolverão atividades práticas na Região de Saúde Leste neste semestre. O evento ocorreu nesta quinta-feira (10), no Instituto Federal de Brasília, campus São Sebastião.

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) faz parte da região, que também inclui São Sebastião, Paranoá e Itapoã. “O HUB faz parte desse cenário de prática e de formação. Queremos construir uma rede de atenção qualificada, que apresente resposta de saúde para a população e a formação de pessoas”, garantiu a superintendente do HUB, Elza Noronha.

Representando a superintendente da Região Leste, o chefe do Núcleo de Ensino e Pesquisa da região, Jardel Franco, também deu as boas-vindas aos estudantes e professores. “Esse programa é de extrema relevância, não há como pensar em saúde sem aliar o ensino, a pesquisa e a extensão ao serviço”, afirmou. 

O objetivo do encontro é estimular a integração entre os cursos da FS e da FM, trabalhadores e gestores dos serviços de saúde da Região Leste. “Esse encontro representa o fortalecimento dessa parceria e simboliza a missão mais nobre da universidade, que é estar junto de sua comunidade”, disse a vice-diretora da Faculdade de Medicina da UnB, Gilvânia Feijó. “A UnB vive o melhor de seus tempos. Estamos no caminho certo, com o HUB e a parceria com a nossa faculdade e a Faculdade de Medicina”, acrescentou a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Maria Fátima de Sousa.

Daniel Catoira é aluno do oitavo semestre de Saúde Coletiva e vai iniciar o segundo semestre de estágio no Paranoá e no HUB. “Vemos como tudo que se fala em sala de aula pode ser aplicado na prática para realmente alterar a realidade, que é o que queremos”, contou Daniel. “A parceria com a universidade é muito positiva, a presença dos estudantes traz inúmeros ganhos para o serviço e para os alunos”, completou o preceptor do Centro de Saúde do Itapoã, Rubens Ferreira.

O Siesco
O objetivo do Siesco é definir estratégias de atuação no âmbito do Distrito Federal para as ações relacionadas ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/GraduaSUS), projeto do Governo Federal que visa fortalecer as ações de integração ensino-serviço-comunidade por meio de atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e extensão universitária e a participação social. O programa, que concede bolsas a preceptores, professores e estudantes da UnB, é desenvolvido em parceria entre a universidade, o HUB e a Secretaria de Saúde (SES-DF). 

Assessoria de Comunicação do HUB