Notícias Notícias

Voltar

HUB sensibiliza profissionais sobre cuidado materno-infantil

Humanização

HUB sensibiliza profissionais sobre cuidado materno-infantil

Ação reforça o passo 4 da Iniciativa Hospital Amigo da Criança de incentivo ao aleitamento materno

Manter o bebê de bruços sobre o peito ou o abdômen da mãe e cobri-lo com uma coberta seca, por no mínimo 60 minutos após o nascimento. Esse é o chamado contato pele a pele, o passo 4 de uma série de 10 da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) que incentiva o aleitamento materno. Para conscientizar sobre a importância do tema, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) iniciou ações de sensibilização com as equipes.

A iniciativa é da equipe da Unidade Materno-Infantil, que tem visitado o Centro Obstétrico, a Maternidade e a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal para conversar com profissionais de enfermagem, médicos, internos e residentes sobre amamentação. Cada semana abordará um tema. De 6 a 10 de março, o objetivo é reforçar os benefícios do contato pele a pele para a mãe e o bebê. 

“É o início de um trabalho de fortalecimento das melhores práticas no cuidado materno-infantil. Como há diferentes profissionais atuando na assistência, é importante esse alinhamento para que todos falem a mesma língua”, explica a enfermeira Yácara Ribeiro pereira, uma das mobilizadoras da ação. 

De acordo com ela, o passo 4 e o aleitamento materno garantem vários benefícios para a mãe e o bebê, como a redução em 22,3% da mortalidade infantil, aumento do vínculo entre mãe e filho, regulação da temperatura corporal da criança, facilidade para reconhecer os sinais de fome do bebê e maior duração do tempo de aleitamento materno exclusivo. Para intensificar a sensibilização, foram distribuídos cartazes nos murais da Unidade.

A técnica de enfermagem da Maternidade, Isaura Dias de Sousa, sabe da importância do contato já nos primeiros minutos de vida do recém-nascido. “Tento ao máximo aplicar esses conceitos na prática, porque sei que será um grande benefício. Aqui no HUB não é difícil desenvolver essa técnica, pois a equipe de enfermagem é muito comprometida”, avalia. Rosemeire Alves Almeida, também técnica de enfermagem da Maternidade, concorda. “Todo conhecimento é válido e importante. Não adianta apenas uma pessoa saber. Todos devem conhecer e praticar”, conta.

Hospital Amigo da Criança
O HUB é um dos 326* hospitais do Brasil a fazer parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), idealizada em 1991 pela Organização Mundial de Saúde e pelo Unicef. O hospital recebeu o título m 1999. A iniciativa define dez passos para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. 

O assunto é tão importante que a Unidade Materno-Infantil deve criar o Comitê do IHAC no HUB. “A ideia é fortalecer os dez passos do IHAC junto às equipes para mantermos nossa capacidade máxima de atendimento às diretrizes da iniciativa”, afirma a chefe da unidade, Lizandra Moura Paravidine Sasaki.

*Segundo dados do Ministério da Saúde de janeiro de 2016

Confira os 10 passos

Assessoria de Comunicação do HUB