Notícias Notícias

Voltar

HUB integra parceria com hospitais da França

Intercâmbio

HUB integra parceria com hospitais da França

Diretores de hospitais da França visitaram HUB para troca de conhecimento

Estreitar relacionamento com a França para troca de conhecimento nas áreas de saúde pública, ensino e pesquisa clínica. Com esse objetivo, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) recebeu, na última terça-feira (30), a visita da Associação dos Diretores Gerais dos Centros Hospitalares Regionais e Universitários da França (Conférence des Directeurs Généraux de Centres Hospitaliers Régionaux et Universitaires - CHRU).
 
A comitiva da França veio ao Brasil para assinar um acordo de cooperação entre a associação e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que prevê o intercâmbio de conhecimentos e competências entre os 39 hospitais da rede Ebserh e os 32 da rede francesa. No HUB, eles puderam entender melhor o sistema de saúde brasileiro e como um hospital universitário federal funciona na prática.
 
Os representantes franceses conheceram a organização administrativa, o funcionamento assistencial e a estrutura de atendimento e ensino do HUB.  “A parceria abre um leque de oportunidades para o HUB tanto do ponto de vista da organização do serviço quanto daquele da formação e do ensino, pois abre acesso a novos conhecimentos, tecnologias e possibilidade de intercâmbio para os estudantes”, avaliou a superintendente do hospital, Elza Noronha.
 
Depois de serem recebidos pela superintendente, eles conheceram as instalações do hospital. Entre os locais visitados, estão a Unidade Materno-infantil, Pronto-Socorro, Sala de Simulação Realística, Centro de Pesquisa Clínica, Farmácia Clínica e Unidade de Oncologia. “Não existem tantos acordos entre Brasil e França na área da saúde. É fundamental visitar e conhecer a realidade dos hospitais brasileiros e vice-versa para que o intercâmbio seja mais produtivo”, afirmou o presidente da associação francesa, Jean-Pierre Dewitte.
 
O convênio propiciará a promoção de atividades de formação profissional, desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa clínica e o intercâmbio de profissionais e acadêmicos dos dois países, além da promoção de palestras, simpósios e congressos. “O acordo dá a possibilidade de uma visão diferente no ponto de vista do ensino, da pesquisa, da extensão e também no atendimento à população, que é a razão de um hospital universitário. Trouxemos a comitiva francesa ao HUB porque este hospital tem uma importância muito grande na cidade de Brasília”, disse o presidente da Ebserh, Kleber Morais.
 
Além do presidente da associação francesa, participaram da visita o diretor-geral do CHU de Martinica, Nicolas Estienne, a secretária-geral da Comissão de Relações Internacionais da Conferência de Diretores Gerais dos CHU, Yara El-Eleywa Le Corff, o diretor-geral do CHU de Estrasburgo, Christophe Gautier. Do HUB, estiveram presentes ainda o gerente de Ensino e Pesquisa, Renato Antunes, e representantes das áreas administrativas, ensino e assistencial.
 
Assinatura do convênio
A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada dia 30 de maio, no auditório do Ministério da Educação (MEC), com a participação do embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, de autoridades políticas e gestores da Ebserh.
 
A implementação da parceria se dará por meio de Planos de Trabalhos Bianuais, que contemplarão detalhadamente os temas a serem abordados, metas, cronogramas e responsabilidades das partes. Haverá avaliações e elaboração de outros planos periodicamente até o final do convênio, que tem duração de quatro anos. 
 
Saiba mais
A estrutura de saúde da França conta com os Centros Hospitalares Universitários (CHU) e os Centros Hospitalares Regionais (CHR). Essas unidades estão localizadas em 30 capitais regionais do país e cada uma tem diversos hospitais.  O presidente da associação formada por todos os diretores dos CHU e CHR é o signatário do convênio assinado com a Ebserh.

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB