Notícias Notícias

Voltar

Funcionários doam sangue no Hemocentro

Campanha

Funcionários doam sangue no Hemocentro

Ações internas mobilizam trabalhadores, estudantes e acompanhantes de pacientes

Reservar parte do dia para pensar no próximo, doar sangue e salvar vidas. Essa foi a proposta da campanha “Doação de sangue: necessidade de uns, compromisso de todos”, realizada pela Agência Transfusional e assistentes sociais do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB). A ação mobilizou funcionários, estudantes e acompanhantes de pacientes.

“O objetivo é educar, conscientizar e fidelizar. Essa é a terceira campanha que fazemos aqui no HUB, mas o trabalho de captação de doadores é diário”, explicou a enfermeira da Agência Transfusional Taciana Antunes.

A campanha começou há cerca de um mês e contou com visitas aos setores e orientações à comunidade. A ação principal ocorreu na última sexta-feira (14), quando um ônibus da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), responsável pela captação do sangue, levou doadores do HUB até o Hemocentro.

O enfermeiro Kleiton Costa era doador frequente quando morava no Piauí, mas desde 2013 não fazia doações. “Vi nessa campanha minha chance de retomar as doações. É uma coisa que você faz de peito aberto, para ajudar o próximo, e que é muito recompensador”, afirmou Kleiton. 

O HUB usa cerca de 350 bolsas de sangue por mês, todas encaminhadas pelo Hemocentro. Com a campanha, o hospital espera ajudar a repor os estoques. Cada doação pode ajudar até quatro pessoas. 

A campanha atraiu doadores de primeira viagem, mas que garantem que, a partir de agora, serão voluntários fiéis. “Só de imaginar que vai ser útil para salvar uma vida, é satisfatório”, disse o enfermeiro Ricardo Fonseca. “Tem muita gente precisando de doação e a campanha mobiliza mais pessoas. Quero doar sempre que puder”, completou a assistente administrativa Nágila Ferreira.

Como doar
Para realizar a doação, basta agendar o atendimento no Hemocentro na data e horário em que for melhor para você. Ligue 160 (opção 2) ou (61) 3327-4424. E não se esqueça! Ao chegar no Hemocentro, informe que sua doação é em nome do HUB. Assim, você ajuda a repor as reservas de sangue enviadas pela FHB ao hospital, por meio da parceria entre as duas instituições.

Agradecimento
A Agência Transfusional, o Hospital Universitário de Brasília e a Fundação Hemocentro de Brasília agradecem a todos que contribuíram com a campanha “Doação de sangue: necessidade de uns, compromisso de todos”. 

Cada doador é um elo dessa corrente que se fortalece cada dia mais quando há o entendimento da doação de sangue como uma questão de participação, compromisso e responsabilidade social. Captar, conquistar, sensibilizar e fidelizar doadores é transformar sentimentos, valores e pessoas, levando-as a perceber que a solidariedade é um dos caminhos mais nobres para garantir a sobrevivência da raça humana.

Fica, assim, essa reflexão:  “Mais do que palavras, as ações começam dentro de nós e são elas que fazem o ser humano ter mais uma chance. Seja você essa chance que o próximo necessita! Seja um doador de sangue! ”

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB