Notícias Notícias

Voltar

Farmacêuticos iniciam treinamento no HUB

Capacitação

Farmacêuticos iniciam treinamento no HUB

Curso em farmácia clínica hospitalar capacitará 50 profissionais para atuar na assistência ao paciente

Um grupo de 50 farmacêuticos do Distrito Federal iniciou, na última quarta-feira (9), o 2º Curso de Capacitação de Farmacêuticos Clínicos Hospitalares, ofertado pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). A capacitação visa preparar 35 profissionais da secretaria e 15 do HUB para atuar na assistência ao paciente junto com as equipes multidisciplinares.

“A oportunidade de intercâmbio entre os participantes, que são altamente qualificados, ajudará a aumentar bastante a qualidade da assistência. É um grupo que pode mudar o cenário de atuação dos farmacêuticos nos hospitais”, afirmou a gerente de Atenção à Saúde do HUB, Maria Inês de Toledo. 

Até novembro, o grupo se reunirá uma vez por semana no HUB, em aulas teóricas, práticas e a distância, totalizando 90 horas de treinamento. Um dos diferenciais é o uso de simulação realística, com a reprodução de situações reais de atendimento. A capacitação também integra uma das metas estabelecidas pelo contrato firmado entre o HUB e a SES-DF em janeiro deste ano, que é promover ensino para os profissionais da rede.

“O curso traz segurança para o trabalho dos farmacêuticos, que iniciaram a atuação na área clínica junto com as equipes multidisciplinares há algum tempo, mas usando métodos empíricos”, avaliou a chefe do Setor de Suprimentos do HUB, Adriana Cristina Paes. A farmacêutica do HUB, Maria Carolina Moro Redeschi, que participa do curso, acredita que a capacitação contribuirá para motivar a equipe. “Representa um novo ânimo para essa mudança de cultura do farmacêutico para que ele possa entrar de forma mais corajosa às práticas clínicas”, avaliou. 

Para a chefe da Farmácia Hospitalar do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), Joana Botega, mesmo estando à frente da gestão e logística de medicamentos no dia a dia, conhecer a realidade da farmácia clínica é fundamental. “É importante pela sensibilização de entender a necessidade real do paciente, já que não temos contato direto com ele, e tentar solucionar os problemas, mesmo com a dificuldade de insumos e materiais”, relatou.

Implantação da farmácia clínica no HUB
Hoje, o HUB conta 40 farmacêuticos, que desenvolvem diversas atividades pelo hospital. A atuação na área clínica já é exercida na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nas clínicas cirúrgicas e na clínica médica. Com a realização do curso, a proposta é expandir a farmácia clínica para outros serviços que demandem a presença do farmacêutico na avaliação e acompanhamento do plano terapêutico dos pacientes. Por isso, o serviço está em processo de implantação na Unidade de Oncologia e no atendimento a pacientes com HIV/Aids, por meio da Unidade de Farmácia de Dispensação (Farmácia Escola).

Assessoria de Comunicação do HUB