Notícias Notícias

Voltar

Exposição retrata beleza de mulheres

Câncer de mama

Exposição retrata beleza de mulheres

Fotografias podem ser vistas até o final de dezembro na Unidade de Oncologia do HUB

O sorriso no rosto e o resgate da autoestima são o resultado mais visível da exposição fotográfica “Beleza na doença”, inaugurada nesta quarta-feira (6), na Unidade de Oncologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB). “Ao ver minhas fotos, mesmo aquelas em que mostro os seios, me senti linda, completa e feliz”, disse a paciente Maria Aparecida de Sousa. Ela fez a reconstrução mamária em 2016, depois de passar por quimioterapia e retirada total de uma das mamas, chamada mastectomia. 

O ensaio fotográfico contou com a participação de dez mulheres, todas diagnosticadas com câncer de mama, em diferentes fases do tratamento no HUB e integrantes do grupo de apoio Guerreiras de Rosa. “É um orgulho muito grande para nós e também um incentivo para que outras pacientes tenham esperança”, afirmou Lileuda Vieira. As fotos foram tiradas em outubro, no próprio hospital. “Foi um dia de princesa”, recordou.

A iniciativa foi de quatro estudantes do 9º semestre de nutrição da Universidade de Brasília (UnB), que encontraram no trabalho final de uma disciplina optativa de outro curso a oportunidade de sensibilizar as pessoas sobre beleza e autocuidado. “O objetivo foi trazer o tema do trabalho “subversão e fotografia” para a área da saúde, e quebrar o tabu de que quem tem câncer tem uma vida ruim”, explicou a estudante Isabela Nogueira. Também participaram do projeto as alunas Laryssa Costa, Lilian Xavier e Maria Carolina Santos.

Atividades como essa ocorrem todos os anos no hospital, como o Dia da Beleza. “É um reencontro com a feminilidade, de reforçar que a mulher está bem, inteira e bonita e de que é possível ter autocuidado durante o tratamento contra o câncer de mama”, avaliou a psicóloga Juciléia Rezende Souza.

A exposição pode ser vista até o dia 30 de dezembro, no térreo da Unidade de Oncologia. Cada foto contém uma imagem de QR Code, código lido por aplicativo de celular, que dá acesso às entrevistas em vídeo com cada paciente. 

SERVIÇO
Exposição fotográfica “Beleza na doença”
Data: até 31/12/17
Local: térreo da Unidade de Oncologia do HUB (SGAN 605, Av. L2 Norte)

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB