Notícias Notícias

Voltar

HUB conquista nota máxima da Rede Sentinela

Segurança do Paciente

HUB conquista nota máxima da Rede Sentinela

Monitoramento foi realizado pela Anvisa e corresponde ao segundo semestre de 2016

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) conquistou nota A no monitoramento realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na área de segurança do paciente e gerenciamento de riscos. O conceito é referente ao segundo semestre de 2016 e foi alcançado pela quinta vez pelo HUB.

A avaliação permite o acompanhamento das atividades e a construção de indicadores, além de auxiliar na construção de um ciclo de melhorias na rede. “Estamos em um patamar de excelência, conseguindo cumprir todas as normas da Anvisa, que incluem o gerenciamento de riscos e as metas de segurança do paciente. Com isso, garantimos maior segurança aos pacientes internados”, afirma o chefe do Setor de Vigilância em Saúde do HUB, Rigeldo Lima.

O monitoramento é uma das atividades da Rede Sentinela, estratégia implantada em 2001 pelo Ministério da Saúde com o objetivo de ser um observatório ativo do desempenho e segurança de produtos de saúde, além de auxiliar o Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária. Atualmente, a rede conta com 241 instituições de saúde.

A avaliação é feita todo semestre por meio de um formulário eletrônico, preenchido pelo responsável pela área de vigilância em saúde do hospital. É preciso responder perguntas sobre vários temas, entre eles identificação, análise e avaliação de risco, controle e monitoramento, comunicação, minimização de riscos, integração com outras áreas, capacitação e educação continuada e Programa Nacional de Segurança do Paciente. Também é necessário anexar documentos que comprovem todas as informações do questionário. 

Assessoria de Comunicação do HUB