Notícias Notícias

Voltar

HUB alerta para tentativa de golpe com pacientes e familiares

ATENÇÃO

HUB alerta para tentativa de golpe com pacientes e familiares

Hospital é vinculado ao SUS e não realiza cobrança por nenhum procedimento ou exame

Um telefonema garante que o estado de saúde de seu familiar, internado no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), é grave e que o paciente precisa de exame ou procedimento que não é realizado no hospital. Depois da notícia ruim, vem a promessa: mediante o pagamento de algum valor específico, a pessoa receberá o atendimento necessário, o que pode salvar a vida dela. Esse é o relato mais comum das vítimas do golpe aplicado em hospitais públicos e privados de todo o país.

Em maio, a Ouvidoria do HUB registrou duas denúncias de tentativa de cobrança por procedimento. Os casos envolveram pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na Clínica Cirúrgica. Em um deles, a vítima fez o depósito solicitado. 

Não caia no golpe!
O HUB não faz contato telefônico com pacientes e familiares para pedir dinheiro ou pagamento por consulta, exame, cirurgia, internação, medicamento ou antecipação de atendimento. Todo serviço prestado no hospital é gratuito, feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Se você receber ligação com pedido de cobrança, não faça depósitos ou pagamentos. Registre a denúncia na Polícia Civil e na Ouvidoria do hospital, que atende presencialmente, pela internet, pelo telefone 2028-5564 e email ouvidoria.hub@ebserh.gov.br

Assessoria de Comunicação do HUB