Notícias Notícias

Voltar

HUB participa de Simpósio Internacional sobre Saúde do Homem

Parceria

HUB participa de Simpósio Internacional sobre Saúde do Homem

Evento realizado no Hospital Regional Leste faz parte do projeto Linha de Cuidado em Saúde do Homem

No Novembro Azul, mês da conscientização sobre o câncer de próstata e outras doenças masculinas, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) intensificou o debate sobre o assunto. Nos dias 21 e 22 de novembro, gestores e profissionais participaram do Simpósio Internacional de Saúde Integral do Homem, realizado no Hospital Regional Leste (HRL), no Paranoá. O evento foi promovido pelo HUB, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Universidade de Brasília (UnB), Secretaria da Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e Ministério da Saúde (MS).

De acordo com a superintendente do HUB, Elza Noronha, o evento integra o projeto Linha de Cuidado em Saúde do Homem, parceria do hospital com essas instituições. “A proposta favorece a integração ensino-serviço, ajudando a organizar a assistência e a construir cenários para inserção de alunos e realização de pesquisas”, afirmou Elza.

Segundo o coordenador Nacional da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Francisco Norberto, a cada cinco pessoas que morrem com idade entre 20 e 30 anos, quatro são do sexo masculino. “As principais causas de morbidade e mortalidade da população masculina, entre 2009 e 2016, foram externas, por doenças do aparelho circulatório, neoplasias (tumores) e doenças do aparelho digestivo”, enumerou.

Para o secretário Adjunto de Assistência da Secretaria de Saúde, Marcos Quito, o fortalecimento das políticas de prevenção para evitar acidentes e a violência contra o homem, além de medidas de saúde, são importantes para que os homens tenham maior longevidade. “A promoção da saúde do homem tem que ocorrer desde o nascimento. É inadmissível ver os homens do Brasil morrendo, a maioria por causas externas e evitáveis”, ressaltou a diretora-substituta do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare.

Durante os dias de encontro, os participantes debateram política nacional e diretrizes terapêuticas em saúde integral do homem, educação popular, linha de cuidado e a experiência da Irlanda, apresentada pelo professor Noel Richardson, do Instituto de Tecnologia de Carlow, daquele país.

Linha de Cuidado em Saúde do Homem
Garantir atendimento de saúde integral aos homens com doenças relacionadas à próstata. Esse é o objetivo da linha de cuidado, que está sendo desenvolvida por um grupo de trabalho formado por representantes do HUB, UnB e SES-DF. O líder do projeto no HUB é o chefe da Unidade de Transplante, Rômulo Maroccolo. Na UnB, é a professora do Departamento de Saúde Coletiva da UnB, Muna Odeh. Para a implantação, foram treinadas cinco equipes de Saúde da Família da Região Leste. O modelo, que será construído coletivamente, definirá o itinerário de atendimento do paciente, deste a assistência preventiva até a hospitalar.

 

Simpósio Internacional da Saúde do Homem Integral
Com informações de Ailane Silva, da Agência Saúde