Notícias Notícias

Voltar

Jornada Científica do HUB reúne 315 participantes

CONHECIMENTO

Jornada Científica do HUB reúne 315 participantes

Evento de três dias contou com minicursos, palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentação de trabalhos

Em cada sala de aula, auditório e laboratório, pessoas diferentes reunidas com um objetivo comum: ampliar e compartilhar conhecimentos. Durante três dias, de 22 a 24 de novembro, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) movimentou a comunidade acadêmica e profissional do Distrito Federal com a 17ª Jornada Científica. Foram 20 atividades, entre minicursos, palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos, que contaram com a presença de 315 pessoas.

A estudante do 4º semestre de enfermagem da Universidade de Brasília (UnB), Nayra Almeida Montezuma, participou dos três dias de evento. “É uma oportunidade, já que na faculdade ainda não tive contato com vários assuntos abordados na Jornada. Me inscrevi em cinco atividades”, contou, enquanto aguardava o início da capacitação em ressuscitação cardiopulmonar, que usou manequins para treinamento prático.

Além de estudantes de graduação, participaram profissionais, professores e residentes do HUB e de outras instituições da cidade. Uso de antibióticos na atenção hospitalar foi o tema do minicurso escolhido pela residente do segundo ano de dermatologia, Fernanda Marianelli. “É um treinamento obrigatório para os residentes, já que todos precisamos lidar com antibiótico no dia a dia”, disse. Recém-formada pela UnB, a nutricionista Lilian Siboney Xavier aproveitou a programação. “Me inscrevi em várias mesas e minicursos. É muito bom para o trabalho multiprofissional ter contato com outros profissionais”, afirmou.

As atividades da Jornada contaram com a participação de 42 palestrantes renomados de todo o país. “Fico muito feliz de ver iniciativas como esta, mesmo em situação de crise. Isso significa que existe esperança de futuro e que as pessoas estão investindo em qualificação”, avaliou a coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Maria Angélica Pires Ferreira. 

Os palestrantes tiveram a missão de abordar o tema da Jornada, “Cuidado interprofissional, inovação e sustentabilidade em saúde”. “São assuntos transversais para a formação do profissional de saúde e que muitas vezes passam à margem durante a formação, como inovação e desenvolvimento tecnológico, tendo como norte a manutenção da segurança do paciente, do cuidado interprofissional e da sustentabilidade do sistema nos segmentos social, econômico e ambiental”, explicou a gerente de Ensino e Pesquisa do HUB, Dayde Lane Mendonça.

Dos 101 trabalhos exibidos durante o encontro, 21 foram orais e 80, em forma de pôster, lotando o corredor principal da Unidade 1. O estudante do 4º semestre de medicina da UnB, Amarildo Henrique da Conceição aproveitou para treinar a apresentação sobre insuficiência cardíaca enquanto os avaliadores não passavam pelo seu painel. “Aqui, temos a oportunidade de mostrar e exercitar nossa produção científica”, ressaltou ele. 

Certificados
Todos os autores receberão certificado. Já os melhores trabalhos ganham menção honrosa. Os 80 mais bem avaliados pela Comissão Científica farão parte dos anais do evento. Para aqueles que se inscrevam nas atividades e assinaram a lista de presença específica de cada uma no dia programado, o certificado de participação ficará disponível no site do evento. Devido ao grande número de abstenções nas atividades de sábado (24), um minicurso foi cancelado e outros dois serão reagendados. Os inscritos estão sendo informados por email.

 

17ª Jornada Científica HUB
Assessoria de Comunicação do HUB