Notícias Notícias

Voltar

Agendamento de retornos é feito no dia da consulta

Facilidade

Agendamento de retornos é feito no dia da consulta

Mudança reduz filas e evita que pacientes tenham que retornar ao hospital para agendamento

A estudante Rhayana da Silva veio ao Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) acompanhar o pai, de 67 anos, que trata um câncer no estômago. Ao sair da consulta, foi surpreendida com uma boa notícia: já poderia deixar o retorno marcado, sem a necessidade de retornar ao hospital em outro dia para o agendamento.

“Moramos muito longe daqui, só de ter essa facilidade de sair da consulta e já marcar o retorno, é muito bom. Vamos economizar gasolina e a saúde do meu pai já não está muito boa para ficar se locomovendo”, afirma Rhayana.

A mudança começou a valer nesta quinta-feira (1º). A partir de agora, assim que sair da consulta, o paciente deve passar na recepção da especialidade, apresentar o pedido médico e já deixar marcado o retorno. Se o médico tiver solicitado exames ambulatoriais, depois de agendar o retorno, o paciente deve se dirigir à Central de Marcação, no ambulatório 1, e já deixar também os exames agendados. Antes, existiam datas específicas para essas marcações, o que fazia com que muitos pacientes comparecessem ao hospital nas mesmas datas.

“Fizemos treinamento com todos os funcionários para iniciar a mudança. Vai ser importante para o paciente, melhorando a qualidade da nossa assistência, humanizando e fazendo com que o paciente tenha menos perda de tempo e de recursos econômicos”, explica a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Micheline Meiners. “Essa é uma das várias ações em desenvolvimento com o objetivo de oferecer maior qualidade e organização no atendimento ambulatorial”, completa a responsável pelos ambulatórios do HUB, Amanda Gonçalves.

O auxiliar de serviços gerais Anderson Marques trouxe a filha Ester, de três anos, para uma consulta no Ambulatório de Genética e saiu satisfeito. “Já agendei o retorno para setembro. Antes, tinha que largar o trabalho para vir aqui um outro dia. Facilitou muito porque já fazemos tudo de uma vez”, comemorou Anderson.

Assessoria de Comunicação do HUB