Notícias Notícias

Voltar

Residentes fazem curso sobre infecção hospitalar

FORMAÇÃO

Residentes fazem curso sobre infecção hospitalar

Treinamento é parte obrigatória na formação dos residentes em especialidades médicas

Como parte obrigatória da formação dos residentes em especialidades médicas, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) oferta todos os anos o Curso Presencial de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Na última sexta-feira (11), mais um grupo de médicos residentes iniciou a capacitação, realizada no auditório do HUB, para atuar de forma mais segura dentro dos hospitais.

As 20 horas de duração do curso são divididas em quatro encontros semanais, que terminam em setembro. “São abordados vários temas relacionados às infecções hospitalares, como resistência a bactérias, vigilância epidemiológica, conduta de sepse, antibiótico e prescrição segura de medicamentos”, explicou o chefe do Setor de Vigilância em Saúde do HUB, área que oferta o treinamento, Rigeldo Augusto Lima.

A coordenadora da Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde do HUB e uma das palestrantes do curso, Isabela Pereira, esclareceu que a proposta é dar o suporte técnico necessário aos novos médicos especialistas. “Discutimos de forma clínica e terapêutica elementos que compõem medidas de prevenção e controle e também elementos que norteiam a adequada terapia antimicrobiana para cada tipo de infecção”, disse.

Residente do primeiro ano em clínica médica, Taissa Correia disse que o curso é uma oportunidade de reforço desses cuidados na hora da assistência. "Esse conhecimento é muito importante, porque a residência não se resume apenas a trabalho, mas a aulas e teorias, o que ajuda na segurança do paciente, do profissional e do hospital”, relatou. 

Assessoria de Comunicação do HUB