Notícias Notícias

Voltar

Serviço Social do HUB é destaque em congresso nacional

Reconhecimento

Serviço Social do HUB é destaque em congresso nacional

Assistentes sociais apresentam cinco trabalhos no Congresso Nacional de Serviço Social em Saúde

A atuação do serviço social do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) ganha destaque esta semana em um dos principais eventos da área no país, o VIII Congresso Nacional de Serviço Social em Saúde (CONASSS), realizado de 13 a 15 de setembro, em Campinas (SP). Profissionais do HUB apresentam cinco trabalhos, que mostram iniciativas de sucesso realizadas no hospital.

A assistente social da Unidade de Clínica Geral, Flávia Squinca, aborda em duas apresentações orais a questão dos direitos humanos dos pacientes em situações de morte e o protocolo de visita de crianças e adolescentes a pacientes internados. “O desafio é amenizar os fatores que interferem nos processos de recuperação e da boa morte, com a garantia dos direitos e da autonomia do paciente”, explica.

 

Para ela, a participação no congresso ajuda a desmistificar o papel do profissional na saúde. “Usualmente, o assistente social é visto como aquele que doa cesta básica, mas temos trabalhado para mostrar que a área desenvolve também ensino, pesquisa e extensão”, diz.

Em formato de pôster, a assistente social Silvania Martins da Silva leva ao Congresso, na posição de autora principal, duas experiências vivenciadas no Ambulatório de Doenças Infecciosas e Parasitárias do HUB. Uma aborda a importância do uso do genograma, representação gráfica da família, para potencializar a investigação e o conhecimento da realidade social do paciente. A outra apresenta uma proposta de acolhimento e educação em saúde sobre o vírus HTLV, pouco conhecido pela população em geral.

“Os dois trabalhos são de grande importância, pois estão diretamente ligados à nossa prática no HUB e favorecem o paciente. O CONASSS, depois do Congresso Brasileiro de Serviço Social, é o de maior relevância da área, específico da saúde e com projeção nacional. Ficamos honradas em ter nossos trabalhos aceitos”, afirma Silvania.

Os dilemas da velhice atual no contexto político, social e midiático são retratados na modalidade oral pela assistente social Verônica Gomes. A proposta é contribuir com a reflexão sobre a população desprotegida. “A questão da proteção social é estratégica para a população mais desvalida e vulnerabilizada pelos rompimentos de direitos. Por isso, o acolhimento do serviço social e o fortalecimento na representação organizativa da velhice enquanto direito é fundamental”, avalia a profissional.

Leia o resumo dos cinco trabalhos e saiba mais sobre essas experiências do HUB

O CONASSS
Com o tema “20 anos do CONASSS: trajetória de debates, construção e fortalecimento do serviço social na saúde”, o congresso é sediado na Universidade Estadual da Unicamp, em Campinas (SP), junto com o XI Simpósio de Serviço Social em Saúde (SIMPSSS). O primeiro encontro ocorreu em 1966, por iniciativa de um grupo de assistentes sociais das três universidades estaduais paulistas – Unesp, USP e Unicamp. O objetivo é promover um espaço de reflexão, estudo, atualização e capacitação para os assistentes sociais.

Assessoria de Comunicação do HUB