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Setor de Suprimentos passa por reestruturação e aprimora funcionamento

PLANEJAMENTO

Setor de Suprimentos passa por reestruturação e aprimora funcionamento

O Setor de Suprimentos do Hospital Universitário de Brasília (HUB), responsável pelo planejamento das aquisições, do armazenamento e da distribuição de insumos, está em fase de reestruturação. O objetivo é aperfeiçoar os processos de trabalho e estabelecer novas estratégias de atuação para assegurar abastecimento suficiente de materiais dentro da instituição e atendimento das necessidades do hospital em tempo hábil.

Tatiane Cristine Cortiano
Hugo Campos Oliveira Santos, chefe do Setor de Suprimentos, explica que há mudanças em várias áreas para tornar o trabalho mais eficiente, como elaboração, em parceria com a Unidade de Compras, de um planejamento orçamentário para 2015 e 2016 e otimização da gestão do fluxo de produtos.

A implantação do Serviço de Atendimento às Clínicas (SAC) é uma das novidades que promete agilizar a solução das demandas do HUB. Uma equipe disponível 24 horas, todos os dias da semana, receberá os pedidos dos colaboradores por telefone ou por email e encaminhará uma resposta em até 48 horas, com a resolução do problema ou com informações do prazo para atendimento da demanda. O funcionamento do SAC deve iniciar em 2015.

Outra proposta de melhoria que está em andamento é a instalação, no almoxarifado de materiais médico-hospitalares, de monitoramento por câmeras e de um sistema de codificação para informatização do estoque, com etiquetas e leitor de código de barras. “Essas são medidas para aumentar a segurança e o controle dos produtos”, afirma Hugo.

O local foi o primeiro dos cinco almoxarifados (médico-hospitalar, administrativo, de nutrição, de engenharia e de produtos permanentes) a passar por adequação. Os serviços foram concluídos no dia 9 de outubro e seguem as recomendações do Ministério da Saúde. “O novo local garante a qualidade dos produtos estocados e o melhor aproveitamento do espaço físico, com armazenamento de itens em maior quantidade e melhora do fornecimento dos produtos”, diz Hugo.

De acordo com ele, a previsão é de que em 2015 o almoxarifado de materiais médico-hospitalares passe a funcionar o dia todo, sem interrupção, para que as áreas do hospital possam solicitar insumos sempre que houver necessidade, em qualquer dia e horário “Com isso, haverá diminuição da quantidade de materiais estocados dentro das clínicas como reserva técnica e de armazenamento inadequado”, ressalta Hugo.

A expectativa também é a de duplicar o número de funcionários do Setor de Suprimentos e de aumentar as visitas na área assistencial para que a programação de compra e de estoque possa ser feita em parceria com os colaboradores. “Queremos promover uma integração com as áreas demandantes e as unidades de compras e licitações”, declara o chefe do setor.

Para Paulo Mendes de Oliveira Castro, gerente Administrativo do HUB, a aproximação do setor com as áreas assistenciais é um dos pontos mais relevantes das mudanças na área de suprimentos. “Essa medida, além de contribuir para reduzir o desperdício e melhorar o planejamento, mostra que o setor está no caminho certo e vai ao encontro das ideias que queremos implementar no hospital”, afirma.
 
“Estamos implantando um novo modelo de hospital e a área de suprimentos é uma prioridade. Este novo modelo impõe rediscutir processos e mudar fluxos para que o atendimento ao paciente seja cada vez mais otimizado”, avalia Hervaldo Sampaio Carvalho, superintendente do HUB.

Saiba mais sobre o Setor de Suprimentos do HUB
Subordinado à Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar (DLIH), o Setor de Suprimentos tem o papel de fazer o controle e o monitoramento dos suprimentos hospitalares (gêneros alimentícios, materiais de expediente, engenharia, médico-hospitalares, laboratoriais, odontológicos, entre outros), por meio do planejamento das aquisições de insumos, do armazenamento e da distribuição de produtos padronizados e da elaboração de processos de compras, seguindo normas de qualidade e boas práticas da área.

O Setor também coordena a Unidade de Almoxarifados, que tem como finalidade planejar, armazenar, controlar e distribuir os estoques dos insumos; solicitar empenhos, de acordo com a demanda da instituição; acompanhar e monitorar o cumprimento das ordens de fornecimento e entrega das atas de registro de preços dos insumos e acompanhar e controlar a aquisição e o uso racional dos insumos no hospital, seguindo as diretrizes estabelecidas.

Para atender as necessidades assistenciais e administrativas do HUB, o Setor usa o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), em que as áreas solicitam materiais por meio de requisições. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos ramais 5261 ou 5351.

Tatiane Cristine Cortiano

Assessoria de Comunicação do HUB