Notícias Notícias

Voltar

Câmara Técnica de Humanização (CTH) oferece curso de capacitação no Hucam

Curso

Câmara Técnica de Humanização (CTH) oferece curso de capacitação no Hucam

A humanização é um pilar do cuidado integral e o Hucam avança nesse aspecto

A Câmara Técnica de Humanização (CTH) do Hucam iniciou um curso, (25/10) com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), através do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos, com o Tema “Ciclo de Formação em Humanização - bases conceituais”, de 20 horas. O curso está sendo ministrado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), por instrutores do Hucam, Sesa, e docentes da Ufes. Na abertura o superintendente interino, Dr. Márcio Martins, esteve presente junto com um representante do Ministério da Saúde

O curso aborda a Política Nacional de Humanização (PNH), seu contexto no cenário atual, diretrizes e dispositivos. Esse curso é voltado para todos as câmaras técnicas de humanização do Estado e serviços da rede estadual de saúde. Segundo a assistente social da coordenação da CTH/Hucam, Leandra Maria Borlini Drago, das 60 vagas oferecidas foi possível distribuir 50 para os representantes dos hospitais e instituição de saúde capixabas, o restante das vagas foi para representantes do Hucam. “Dado a importância do curso, já ministrado no passado com recursos do Ministério da Saúde, o evento desse ano proporcionará uma releitura num nível menor, mas considerado como um grande avanço”, disse.

Ela destacou ainda que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gerencia os hospitais universitários, está enviando uma minuta do trabalho de Humanização para todos os hospitais credenciados. “A humanização é um pilar do cuidado integral e o Hucam avança nesse aspecto sendo referência em vários serviços da área para os demais hospitais”, concluiu.