Notícias Notícias

Voltar

Turma de 1971 da Medicina da Ufes presenteia hospital

Homenagem

Turma de 1971 da Medicina da Ufes presenteia hospital

Estátua de deus da Medicina na mitologia greco-romana é inaugurada em cerimônia repleta de testemunhos e emoções

Os alunos da sexta turma de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), formados em 1971, homenagearam os 50 Anos do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) e o Curso de Medicina da Universidade. Médicos há 46 anos, eles foram recepcionados pelo Professor Luiz Alberto Sobral Vieira Júnior, superintendente do Hucam, e pelo Professor Alfredo Carlos Rodrigues Feitosa, vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde da Ufes.

O tributo teve a apresentação do Coral do Sesi, na capela, e com a inauguração da estátua de Asclépio ou Esculápio, instalada na área verde em frente à fachada principal. Para honrar o Curso de Medicina, os veteranos plantaram a Árvore de Hipócrates ao lado do monumento. E em homenagem ao antigo jornal “O Esculápio”, o evento ganhou um suplemento especial no jornal Raio-X, editado pelo Diretório Acadêmico da Medicina da universidade.

Confira a fotogaleria do evento

 

Estátua de Asclépio ou Esculápio

 

Seja na mitologia romana ou grega, Asclépio, em latim, ou Esculápio, em grego, é o deus da medicina e da cura. Hoje, podemos encontrar sua estátua, em cimento, com 2,30 metros, no município de Taubaté, em São Paulo. A nova estátua, que será inaugurada nas dependências do Hucam, será da cor branca e contará com uma iluminação especial, sempre alusiva às cores temáticas da medicina: as cores rosa em outubro e azul em novembro, pela prevenção do câncer de mama e próstata respectivamente, a cor dourada em agosto, que celebra o mês dedicado à amamentação, entre outras campanhas de conscientização.

 

Árvore de Hipócrates

 

Conhecida como “platanus orientalis”, essa árvore, segundo a tradição, abrigava Hipócrates, o pai da medicina, e seus alunos, trazendo sombra para as aulas. Ela representa a consciência da busca constante pelo respeito ao meio ambiente, por um ensino médico de qualidade e por uma medicina competente e humanitária.