Notícias Notícias

Voltar

Evento destaca uso de impressora 3D do Hucam

Inovação

Evento destaca uso de impressora 3D do Hucam

Apresentação é parte das comemorações dos 50 anos do hospital

Trabalhadores, professores, acadêmicos de graduação e pós-graduação conheceram as últimas fronteiras tecnológicas em benefício da saúde no Evento Inova Hucam, no dia 20 de dezembro, parte das comemorações do cinquentenário do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes. 
 
O médico Guilherme Crespo, chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, apresentou a palestra "50 anos Hucam: na vanguarda da Inovação Tecnológica em Saúde". 
 
Crespo falou sobre de que forma tecnologias como big data, data mining, drones, realidade aumentada e impressora 3D estão revolucionando a pesquisa na área da Saúde, o tratamento e o cuidado a pacientes.
 
Em seguida, o médico irá fez uma demonstração prática da impressora 3D usada no Hucam para fazer objetos usados pelos pacientes do hospital. A dinâmica, explica Crespo, foi como a de uma feira de ciências e, ao final, os inscritos ganharão um brinde feito pela impressora e um certificado online emitido com os nomes da folha de frequência assinada no dia.
 
A impressora em três dimensões é hoje um projeto de extensão do Curso de Terapia Ocupacional da Ufes. Os alunos desenvolvem objetos para facilitar a vida de quem está com algum tipo de deficiência motora. Estabilizadores de punho, copos cortados peças para facilitar a manipulação de canetas ou talheres.
 
"Enquanto há muitos projetos com impressora 3D que são bons, mas ainda fazem projeções para o futuro, no Hucam as coisas já acontecem na prática, beneficiando pacientes", disse Crespo.