Notícias Notícias

Voltar

Versão eletrônica da Revista Hucam 50 anos já está disponível

Edição histórica

Versão eletrônica da Revista Hucam 50 anos já está disponível

Publicação de 60 páginas conta sobre o passado, o presente e o futuro da instituição

Foi lançada durante o Simpósio Hucam 50 Anos, nesta quarta-feira (16/05), a edição única e comemorativa do primeiro cinquentenário do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes).

A publicação tem distribuição gratuita em seu formato impresso durante os principais eventos do hospital ao longo do ano e está disponível aqui para download e também para leitura na versão eletrônica na plataforma Issuu.

Agora que sabe como ter acesso à revista, convidamos você, nobre leitor, para acompanhar um percurso nar­rativo dividido em três atos.

O primeiro é sobre o passado da instituição, com ricas histórias contadas sobretudo por grandes personagens que fizeram a diferença nessa trajetória de meio século.

O professor emérito da Ufes Fausto Edmundo detalha como foi a “pré-his­tória” do hospital, lá na época em que o prédio era o Sanatório Getúlio Vargas. Ainda na seção “Passado”, demarcada em amarelo, há a incrível saga da turma da Medicina de 1971 que, 46 anos depois, devolveu à área verde do hospital a estátua de Esculápio (ou Asclépio), o deus da Medicina e da cura na mitologia greco-romana. Conheça também nesse primeiro ato da revista os homenagea­dos com a Comenda Cassiano Antônio Moraes, em festa que marcou a semana de aniversário dos 50 anos, em dezembro. Leia ainda o trecho do artigo em que a professora Maria Edla Bringuente relata sobre o desenvolvimento profissional e da docência da Enfermagem no Hucam-Ufes.

Em verde, estão as páginas que compõem a segunda parte da publicação: o “Presente”. E tem muita coisa para contar sobre um hospital que caminha para ter 300 leitos, tem média de 9 mil internações/ano desde 2014 e que faz, todos os meses, cerca de 1.200 cirurgias por mês, sem contar as de caráter ambulatorial. E, claro, com a devida menção aos 2.500 alunos que frequentam as instalações hospitalares todos os semestres.

A seção “Presente” é uma vitrine dos serviços assistenciais, administrativos e de Ensino e Pesquisa do hospital, revelando ao distinto público rotinas fun­damentais, mas que o paciente mal sabe que tem gente qualificada para cuidar, como a Hotelaria Hospitalar, a Engenharia Clínica e tantas outras.

No ato final, na parte do “Futuro”, identificada em azul, confira a reportagem sobre a excelente palestra em que o especialista Armando de Negri Filho falou sobre qual sua versão de “hospital do futuro”. Para fechar, conheça a ferramenta de gestão que permitiu a criação do Plano de Desenvolvimento Estratégico do Hucam-Ufes e os projetos estruturantes para a instituição.

Boa leitura!

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.