Notícias Notícias

Voltar

Missa e comenda para celebrar 50 anos do hospital

Comemorações

Missa e comenda para celebrar 50 anos do hospital

Bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória comanda o ato litúrgico; honraria com nome de Cassiano Antônio Moraes será entregue

O mês de comemorações pelo primeiro cinquentenário do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) continuou na manhã desta segunda-feira (18/11) com a missa realizada na Capela Santa Terezinha, dentro do campus da instituição. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, dom Rubens Sevilha, veio especialmente para a celebração.

Confira a galeria de fotos na página do Flickr do Hucam


"Queremos pedir ao Senhor pelos pacientes, funcionários, médicos e todos os que fizeram, nestes 50 anos, a vida deste hospital", disse o bispo durante o ato litúrgico, ao lado do padre Moacir que, habitualmente, todas as quartas-feiras, celebra missa na capela.


Entre os fiéis estavam ex-alunos da universidade, gestores do hospital, demais funcionários e voluntários da Pastoral da Saúde, que deram suporte para o evento eucarístico.

Comenda

Nesta mesma segunda-feira, a programação aos 50 anos do Hucam segue com a solenidade de entrega da Comenda Cassiano Antônio Moraes. Às 18h30, no Auditório Rosa Maria Paranhos, personalidades que se destacaram em benefício da instituição irão receber Comenda Cassiano Antônio Moraes. 

Médico e professor do Curso de Medicina da universidade, Cassiano era também reconhecido como um grande humanista. Com sua morte, em 1981 o hospital universitário passou a ter seu nome, e esse sentimento de valorização do ser humano, com generosidade, compaixão e valorização dos atributos e realização humanas contaminou nosso hospital para sempre, o que influenciou a definição da  Missão institucional de “Viabilizar o Ensino, Pesquisa e Extensão por meio de assistência interdisciplinar de excelência ao cidadão integrando-se às políticas públicas de educação e de saúde”.

A solenidade receberá a apresentação da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo e irá laurear as seguintes personalidades: Rosa Maria Costa Paranhos (in memoriam); Dr. Benito Zanandrea (in memoriam); Dr. Noé da Silva Santos; Dr. Álvaro Lima Machado; Dr. Carlos Sandoval Gonçalves; Dr. Saulo Ribeiro do Val; Dr. Cassiano Antônio Moraes (in memoriam); Enfermeira Professora Paulete Maria Ambrosio Maciel; Enfermeira Leontina Soares de Souza Lima, técnica em enfermagem Genuina Sampaio de Oliveira; auxiliar de Enfermagem Humberto Kill; técnico administrativo em Educação Ataíde Scheltz; Dra. Sirley Souza Drumond Louro e a Senadora da República Rose de Freitas.
 

História
 
O prédio original do Hucam foi fundado na década de 1940 como um sanatório para atender a um problema de saúde específico da população do Espírito Santo: a tuberculose. O Hospital, na época denominado Sanatório Getúlio Vargas, emergiu como parte da assistência asilar para dar conta das políticas públicas de saúde do Estado. Era então vinculado ao Governo Federal e ao Governo do Estado.
 
Com o surgimento de novas tendências terapêuticas para o tratamento dos pacientes com tuberculose, onde a internação não mais se fazia necessária, o Sanatório transformou-se em Hospital das Clínicas (HC), criado em 20 de dezembro de 1967 por meio de um acordo entre a Ufes e o governo estadual, que cedeu a área até então destinada ao Sanatório.
 
Nascia então o Hospital das Clínicas da Ufes, um sonho acalentado por professores e estudantes do curso de Medicina da Instituição. Ao longo de sua história, o Hucam transformou-se no referencial para o ensino e pesquisa em ciência da Saúde, destacando-se também pela qualidade da assistência oferecida à população do Espírito Santo.
 
Em 1981, com a morte do médico Cassiano Antonio Moraes, um dos entusiastas da transformação do antigo sanatório em um espaço propício para a formação médica, a instituição foi denominada “Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes”.
 
Programação das atividades em homenagem aos 50 anos do Hucam:
 
18/12
 
10h – Missa na Capela Santa Terezinha
 
18h30 – Solenidade de Abertura com a Banda da Polícia Militar (PM). Local: Auditório Rosa Maria Paranhos.
 
 
19/12
 
7h às 8h30 – Café com Prosa – Térreo do prédio da Pediatria. Local: Auditório Rosa Maria Paranhos.
 
9h às 12h - Encontro com os ex-alunos do curso de Medicina e palestra do Diretório do Curso de Medicina. Local: Auditório Rosa Maria Paranhos.
 
14h às 17h – Evento do curso de Enfermagem (Representatividades da Enfermagem. Workshop: Enfermagem no Hucam: cuidando-ensinando e pesquisando. Panorama da produção científica dos profissionais de Enfermagem. Premiação do Concurso de Fotografia da Enfermagem). Local: Auditório Rosa Maria Paranhos.
 
15 h – Apresentação do Coral dos Servidores do Estado. Local: Enfermarias do Hucam.
 
 
20/12
 
8h – Culto - Local: Auditório Rosa Maria Paranhos.
 
9h – Palestra sobre os 50 anos do Hucam: Na vanguarda da Inovação e Tecnologia na Saúde e demonstração prática da impressora 3D. Local: Auditório Rosa Maria Paranhos.
 
12 h – Encerramento com entrega de lembranças produzidas na impressora 3D. Local: Auditório Rosa Maria Paranhos.
 
14h – Evento da Comissão Multiprofissional: trajetória e perspectivas do trabalho multiprofissional do Hucam. Local: Auditório Rosa Maria Paranhos.
 
 
21/12
 
8h – Palestras sobre a história da Medicina, da Enfermagem e do Hospital do Futuro. Local: Auditório Rosa Maria Paranhos.
 
12h – Encerramento e apresentação de Coral. Local: Auditório Rosa Maria Paranhos.