Notícias Notícias

Voltar

Ação educativa marca mês da prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa

Ação educativa marca mês da prevenção do câncer de mama

Alunos do curso de Enfermagem e Fisioterapia da Ufes se unem para conscientizar mulheres no Hucam

VITÓRIA (ES) - No mês internacional de combate ao câncer de mama, os cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Ufes se juntaram para realizar ações educativas esse mês para mulheres, pacientes ou não, que frequentam o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes). 

Os estudantes da Disciplina 'Atenção à saúde da mulher, da Criança e do Adolescente", do Curso de Enfermagem, e do projeto e extensão e estágio de Fisioterapia em Saúde da Mulher elaboraram um folder com orientações sobre fatores de risco, autoexame da mama e outras formas de prevenção da doença.

No campus de Goiabeiras, O reitor Reinaldo Centoducatte e a vice-reitora Ethel Maciel participaram nesta segunda-feira, 01, da solenidade de hasteamento da Bandeira Rosa na Ufes. O hasteamento foi realizado em frente ao Teatro Universitário e representa a adesão da Universidade à Campanha Outubro Rosa 2018, que visa à conscientização da população para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem altas chances de cura quando descoberto em fase inicial.

Novos casos

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a partir de 2018, estima-se que cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama serão diagnosticados no Brasil por ano. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 60 desenvolverão a doença.

O câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, o de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.