Notícias Notícias

Voltar

Hucam e HU do Maranhão assinam termo de cooperação técnica

Tecnologia

Hucam e HU do Maranhão assinam termo de cooperação técnica

Objetivo é compartilhar ferramenta informatizada de gestão da oferta de serviços ao usuário do SUS

O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) assinou inédito termo de cooperação técnica com o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) para desenvolver um sistema informatizado que visa ser mais uma ferramenta para garantir, com critérios claros e imparciais, a ordem correta das filas para consultas, exames e cirurgia, além de aumentar a capacidade de internações realizadas.
 
Na semana em que o termo foi assinado (14/12), a delegação do HU de Maranhão esteve no Hucam  para mais uma etapa dos trabalhos do Projeto de Expansão do Modelo de Regulação Assistencial. A cooperação técnica é consequência desse projeto, que tem objetivo de fazer que todos os hospitais universitários da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tenham o mesmo padrão da Gestão da Oferta de serviços. Além do Hucam e do HU-UFMA, outras 37 unidades estão integradas à Ebserh.
 
Esta padronização seguiu diretrizes elaboradas pela Diretoria de Atenção à Saúde da Ebserh em parceria com o Consórcio Hospitalar da Catalunha, da Espanha.
 
Como o Hucam é um hospital-escola, os benefícios chegam também ao ensino pois, com uma casa mais arrumada, o hospital será exemplo ainda maior de gestão a ser levado para a vida profissional de cada aluno. Sem contar a maior facilidade no acesso a documentos que servem de fonte para o Ensino e a Pesquisa.

"Nosso hospital desenvolveu alguns sistemas informatizados e queremos fazer essa parceria como Hucam para que cheguem aos mesmos resultados. O HU do Maranhão está dando toda a consultoria, neste trabalho maior, que é a implantação no Projeto de Expansão do Modelo de Regulação Assistencial", explicou Silva Helena Cavalcante de Souza, chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HU-UFMA.
 
De acordo com Antônio Maurício Barros Ribeiro, analista de Tecnologia da Informação e Processos do HU-UFMA, o software a ser compartilhado nesta cooperação técnica será entregue junto com seu código-fonte, o que permitira ao hospital da Ufes fazer adaptações de acordo com a realidade da unidade capixaba.
"E caso o Hucam faça alguma melhoria no sistema, haverá retorno, troca de tecnologia. Trata-se de um pacto de colaboração", explicou Ribeiro.
 
Durante a visita, grupos de trabalho divididos em temas (internação, circuito cirúrgico, ambulatório e arquivo e documentação clínica) se reuniram para discutir o que deve ser melhorado na regulação assistencial. Para cada ponto fraco, chamado de nós críticos, foram construídos planos de ação. Em março, a delegação do Maranhão voltará a Vitória para monitorar o andamento das ações.
 
" A regulação do atendimento é macrofunção da Saúde, junto com financiamento e assistência. Com certeza, muitos dos nossos profissionais vão trabalhar como médicos reguladores, enfermeiros reguladores... A estrutura ficará cada vez mais regularizada, com uso de tecnologia, garantindo o acesso universal ao Sistema Único de Saúde, com equidade. 
 
Sobral se referiu a uma das doutrinas fundamentais que constituem o SUS. Equidade, neste contexto, significa que todos os cidadãos têm o direito de usufruir do sistema de saúde.
 
Apesar de todos terem acesso a cuidados prestados pelo sistema de saúde, a equidade contempla a realidade que locais e pessoas diferentes têm necessidades diferentes, e por isso soluções e esforços diferentes devem ser feitos de acordo com o contexto em questão.
 
O superintendente  acrescentou que, além da cooperação com o Maranhão, o hospital da Ufes, será multiplicador da experiência adquirida com o hospital do Maranhão para outros dois integrantes da rede Ebserh:
 "Além da troca de experiências e de conhecimento, ele esse projeto fortalece a Ebserh em seu conceito de rede de hospitais universitários". 

Imagens: