Notícias Notícias

Voltar

Como cuidar do Corpo e da Mente neste verão

Bem-estar

Como cuidar do Corpo e da Mente neste verão

Conheça quais tipos de alimentos são recomendados para manter o equilíbrio


Melhorar a alimentação

 

“Que seu remédio seja o seu alimento e que seu alimento seja seu remédio.” Hipócrates (pai da medicina moderna- 460-377 aC)

 

Os alimentos possuem nutrientes fundamentais para que o nosso organismo mantenha o equilíbrio físico e mental. A alimentação saudável fornecerá a energia necessária para manter o equilíbrio corpo e mente. Quando enfrentamos uma situação geradora de estresse temporário, ficamos carentes de vitaminas ( C e complexo B), cálcio ,magnésio e outros nutrientes que são utilizados no desgaste do sistema nervoso, mobilização muscular e cardiovascular que ocorrem.

 

No caso da dependência de álcool e outras drogas, esse desgaste é muito maior, pois o estresse constante, leva o organismo a um estado de exaustão. O consumo de álcool e outras drogas, altera o modo do usuário/dependente, pensar, sentir e agir, o que pode impactar no funcionamento físico e mental, levando à negligência com a alimentação, ocasionando carência de vitaminas, sais minerais, lipídios e proteínas.

 

A carência desses nutrientes gera desnutrição, queda da defesa corporal e o desencadeamento de várias doenças físicas e psíquicas. Alimentar de maneira saudável deve ser um hábito para todos nós e, na dependência de álcool e outras drogas, contribuirá para a saúde, o tratamento e a recuperação do usuário/dependente químico.

 

Praticar atividade física

 

*Mens sana in corpore sano*. (“uma mente sã num corpo são”) - Juvenal- poeta Romano- 509 a.C.-27a.C.

 

O uso crônico de álcool, tabaco e outras drogas altera a estrutura e o funcionamento de diversos órgãos, principalmente o cérebro, gerando várias doenças física e mental e o envelhecimento precoce. 

 

Todos nós sabemos que a prática de atividade física é saudável para a mente e o corpo e traz vários benefícios tais como: melhora na vascularização do organismo, redução da frequência cardíaca em repouso e da pressão arterial, além de contribuir para o controle dos níveis de estresse, ansiedade e sintomas depressivos. 

A prática regular de atividade física é também geradora de prazer. Pesquisas tem mostrado de forma contundente que o hábito de praticar atividade física pode auxiliar no tratamento da dependência química, pois pode ajudar o usuário/dependente a lidar com a necessidade de usar álcool e/ou drogas e contribuir para a sua sobriedade. 

 

*Mais informações*:

www.genesismg.com.br/artigos/