Ouvidoria Ouvidoria

Ouvidoria - Apresentação

Apresentação

Uma Ouvidoria, por excelência, deve ser a representação da voz do cidadão na Instituição Pública. Seu principal objetivo é ser uma atividade institucional de representação autônoma e independente, de caráter mediador, pedagógico, instrumental e estratégico, que acolhe as manifestações dos cidadãos, que identifica tendências para recomendar e orientar a organização, fomentando a promoção da melhoria continua do processo de trabalho e a busca de soluções efetivas.

É um instrumento a serviço da democracia, pois só nos países democráticos é que o cidadão pode se manifestar das mais variadas formas, seja elogiando, criticando ou sugerindo medidas que venham ao encontro dos interesses públicos e coletivos.

Ouvidoria HUCAM/EBSERH

Nos hospitais universitários sob contrato de gestão com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o titular da Ouvidoria é nomeado pelo Superintendente e lhe compete responder administrativamente e politicamente pela Ouvidoria, lhe compete ainda outras atribuições como: cuidar dos procedimentos internos da Ouvidoria, acolher as manifestações que lhe forem dirigidas por qualquer meio de comunicação e proporcionar atendimento aos interessados.

A ouvidoria do HUCAM é um órgão de comunicação com Dirigentes, Corpo Docente e Discente, Pesquisadores, Professores e Alunos, Prestadores de Serviços, Fornecedores, servidores, empregados e, claro, os cidadãos.

Regimentalmente, entre suas atribuições, cabe destacar as seguintes:

  1. Receber, analisar, tratar e encaminhar as manifestações apresentadas, tratando com absoluta confidencialidade as informações, dando-lhes o encaminhamento devido e respostas às questões apresentadas, no menor prazo possível e com objetividade;
  2. Rejeitar e determinar o arquivamento de manifestações improcedentes;
  3. Atender o manifestante com cortesia e respeito, sem discriminação ou pré-julgamento;
  4. Agir com integridade, transparência, imparcialidade e justiça, resguardando o sigilo das informações;
  5. Encaminhar à Divisão de Gestão de Pessoas da instituição os empregados e servidores que desejam tratar de assuntos de natureza trabalhista, seja de interesse individual ou coletivo.

A Ouvidoria e o SIC atuam da mesma forma?    Não.

Através da Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei 12.527/2011, foi criado o Serviço de Informação ao Cidadão(SIC) que é o balcão físico que funciona dentro da Ouvidoria e o balcão virtual que é o e-SIC, acessado através do link:  ReturnUrl=%2fsistema%2fhttp://www.acessoainformacao.gov.br/sistema/site/index.html?ReturnUrl=%2fsistema%2f

Estes serviços existem para que os Cidadãos tenham acesso amplo à informação, onde a regra é o acesso à informação e o sigilo é a exceção. Já na ouvidoria, o cidadão encontrará respostas sobre questões que estão impactando na qualidade do atendimento.

Como acessar a Ouvidoria do HUCAM

Horário de funcionamento – Atendimento presencial:

Segunda à Sexta feira de 8:00h às 16:00h

A Ouvidoria recebe demandas através dos seguintes canais de comunicação: Presencial, site, e-mail, telefone e carta.

Site:     Registre aqui sua manifestação   –   Acompanhe aqui sua manifestação.

Email:   ouvidoria.hucam@ebserh.gov.br

Cartas:

Av. Marechal Campos, 1355, Santa Cecília – Vitória/ES – CEP 29.040-091

 

Conheça a Carta de Direitos do Usuários da Saúde

 

Telefone:  (27) 3335-7443

Ouvidora e Autoridade de Monitoramento SIC
Janildes Inácio dos Santos

Assistentes administrativas
Arlane Elias Maia Silvatici

Diana Mazocco Lorenzon

 

Aqui você tem voz!

Conte conosco!

Ouvidoria do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes – HUCAM

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Universidade Federal do Espírito Santo