Estrutura assistencial Estrutura assistencial

O HUJB desempenha um importante papel na Rede de Atenção à Saúde (RAS) realizando atendimentos de urgência, emergência e internações hospitalares em pediatria, mantendo sua vocação assistencial. É referência para os municípios da 9ª Região de Saúde da Paraíba. Em virtude da sua localização geográfica, pacientes de estados circunvizinhos, especialmente do Ceará, também procuram o serviço de urgência e emergência do hospital.

A primeira contratualização com o gestor do SUS foi realizada em maio de 2013. Desde então, o hospital vem cumprindo com a prestação de serviços pactuados, e no ano de 2014 expandiu os atendimentos com a realização de consultas eletivas.

A proposta de dimensionamento dos serviços assistenciais foi construída de maneira participativa entre a Ebserh e a direção do hospital.

A principal porta de entrada do hospital ainda é o pronto atendimento, por meio da demanda espontânea. Suas características de inserção na rede e a insuficiência de profissionais não favoreceram a implantação da regulação de leitos, consultas e exames. A partir da estruturação e da implantação dos serviços dimensionados, em breve o HUJB terá seu papel (re) definido na RAS, e assim promover a organização dos serviços em linhas de cuidado, fortalecendo a relação do hospital com a gestão do SUS, contemplando as necessidades de saúde e de ensino da região.

Leitos

Atualmente, a instituição conta com 26 leitos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), todos de pediatria clínica. No entanto, com a reforma e reestruturação dos serviços, hoje o hospital tem capacidade para 55 leitos hospitalares, dos quais 08 são leitos de ginecologia, 04 leitos são obstétricos clínicos, 19 de obstetrícia cirúrgica (14 de alojamento conjunto e 05 de quartos PPP), 03 são leitos pediátricos cirúrgicos, 12 são de leitos pediátricos clínicos (sendo 01 de isolamento), 05 leitos de UTIN e 04 leitos de UCIN. Com a definição do novo perfil assistencial parte dos leitos de pediatria foram remanejados para abertura de novos serviços.